Valinhos

Valinhos começa vacinação casa a casa contra a Febre Amarela

Ação, que teve início nesta terça-feira, dia 4, em áreas rurais do município, segue até o final da semana

A Secretaria de Saúde de Valinhos iniciou nesta terça-feira, dia 4, a vacinação casa a casa dentro das medidas de prevenção à Febre Amarela. Até o próximo sábado, dia 8, a ação será feita na região da rodovia Dom Pedro, nos bairros Lopes e Contendas, além dos condomínios Monte Acrópole e Nova suíça. Valinhos faz parte do chamado município ampliado, ou seja, faz divisa com outras cidades em que foram encontradas evidências de transmissão da doença. Por isso, a secretaria está reforçando a vacinação com o atendimento em domicílio e com a ampliação no horário de funcionamento de unidades básicas de saúde para ampliar a imunização.

Desde 1998, Valinhos apresenta uma taxa de cobertura vacinal de 124,5% na população entre 9 e 59 anos de idade, sendo que o recomendado pelo Ministério é uma cobertura de 95%. O número de 124,5% é explicado pelo fato do número de pessoas não corresponder exatamente ao número de doses aplicadas. Por exemplo, o público entre nove meses e quatro anos de idade geralmente recebe duas doses.

Mesmo com essa ampla cobertura, a vacinação ainda é o meio mais eficaz para evitar a transmissão da Febre Amarela e por isso a secretaria está fazendo esse trabalho de intensificação nos bairros, conforme explica a diretora da Vigilância em Saúde de Valinhos, Luciane Navarro “a zona rural é um local de maior risco de transmissão, por isso estamos com nossos agentes de saúde visitando as casas para termos maior sucesso na vacinação”, explica a diretora.

Horários das UBS para a vacinação contra a Febre Amarela

 

Vacinação para a população rural, sempre de segunda a sexta-feira:

UBS Reforma: das 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Macuco: das 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS São Bento: das 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Frutal: das 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Parque Portugal: das 8h30 às 15h30

UBS Pinheiros: das 9h às 11h e das 13h às 15h

 

Dias e horários da vacinação nos demais bairros:

UBS Maracanã: Segundas das 9h às 12h e das 13h às 15h

UBS Bom Retiro: Quartas-feiras das 9h às 18h

UBS Vila Itália: Terças-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Paraíso: Segundas-feiras das 9h às 18h

UBS Imperial: Quintas-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Jurema: Quartas- feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Pinheiros: Quintas-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS São Marcos: Sextas-feiras das 10h às 17h30

UBS Vila Santana: Terças-feiras das 9h às 15h

 

Sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e à primatas não humanos (macacos), podendo apresentar formas graves e até matar. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas silvestres, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.

A transmissão urbana não ocorre desde 1942, mas na atual situação há risco dessa volta, uma vez que o vetor do vírus da Febre Amarela na área urbana também é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. A maior incidência da enfermidade no Brasil ocorre entre os meses de dezembro e maio, época de mais calor e chuva, condições que favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

COMPARTILHE NAS REDES