Valinhos

Valinhos adere ao Programa Alfabetiza Juntos SP

Iniciativa foi lançada esta semana e vai ajudar a fortalecer o trabalho desenvolvido nas escolas municipais 

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, já fez sua adesão ao Programa Alfabetiza Juntos SP. Lançado na terça-feira (20) pelo governo estadual, a iniciativa pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas em solenidade na Sala São Paulo, na capital, onde representantes da Secretaria de Educação de Valinhos estiverem presentes. A adesão de Valinhos ao programa foi por meio de cadastro no Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp), dentro de um regime de colaboração entre Governo do Estado e Prefeitura.

“A participação de Valinhos no lançamento do programa é um marco, pois a cidade tem focado na educação de excelência. Quando alfabetizada a criança é capaz de se comunicar com autonomia, adquirindo novos conhecimentos e desenvolvendo habilidades em diferentes áreas”, destacou a secretária-adjunta da pasta municipal, Maria Isabel Perina.

A diretora do Departamento Pedagógico da Rede Municipal de Ensino, Elisângela Pereira Barreto, explicou que o programa vai ajudar a mobilizar ações e estratégias, com base em indicadores e resultados. “Os processos serão acompanhados com periodicidade definida e olhares atentos à proficiência de cada aluno, cada turma e cada unidade escolar. Além disso, é um caminho para cumprirmos o Objetivo de Sustentabilidade 4, da Agenda da ONU de 2030”, disse.

Também participaram do lançamento do programa por Valinhos os coordenadores da Secretaria de Educação, Lucas Scarone Silva (anos finais do ensino fundamental e EJA), Marjory Cristina de Souza Keller (educação infantil), Rosemeire Zagui (ensino fundamental anos iniciais e articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) e Luís Gustavo Guimarães (Convivência e Clima Escolar e Articulador Regional Campinas Oeste do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada).

APOIO

Dentro do programa, o Governo do Estado vai enviar material didático aos municípios, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação.

 

São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes num texto.

 

COMPARTILHE NAS REDES