RMC

Unicamp muda e Vestibular 2025 será realizado pela manhã

Serão oferecidas 2.537 vagas no Vestibular Unicamp 2025Serão oferecidas 2.537 vagas no Vestibular Unicamp 2025. São 69 diferentes opções de cursoSão 69 diferentes opções de curso – Fotografia Antoninho Perri  e Antonio Scarpinetti

As provas terão início às 9h (horário de Brasília) com cinco horas de duração; treineiros terão carreira específica

Fonte: Jornal da Unicamp – Autoria Tote Nunes Divulgação Comvest

Pela primeira vez em sua história, o Vestibular Unicamp será realizado no período da manhã, segundo anúncio feito na última quinta-feira, dia 1º, pelo diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade, José Alves.

As provas terão início às 9h (horário de Brasília) – com cinco horas de duração – e a recomendação da comissão é que os candidatos cheguem aos locais de exame com uma hora de antecedência. Desde que se separou da Fuvest, em 1987, o Vestibular Unicamp ocorreu sempre no período da tarde – com início às 13h.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2025, a serem realizadas pela internet, começaram hoje (1º de agosto) e serão encerradas no dia 30. A primeira fase acontecerá no dia 20 de outubro de 2024 e a segunda fase, nos dias 1º e 2 de dezembro.

O diretor da Comvest diz que a mudança no horário do exame deve-se a fatores climáticos. Segundo Alves, optou-se por essa medida para evitar o calor intenso do período da tarde usualmente registrado nesta época do ano nos locais onde serão realizadas as provas, calor esse acompanhado muitas vezes de fortes chuvas e tempestades.

“A nossa preocupação é aquilo que temos verificado nas provas ao longo dos anos: os eventos climáticos extremos que acontecem no verão. Nós temos tido  nos últimos anos, além das chuvas, intercorrências como queda de energia, danos aos sistemas de ar-condicionado e calor excessivo nas salas. Alguns exames acabaram cancelados por conta desses problemas”, explica o professor.

Segundo ele, a mudança não deve prejudicar os estudantes, já que a maioria deles está acostumada a estudar no período da manhã. “Acreditamos que, ao mudar o horário, não estamos promovendo nenhuma grande ruptura nos hábitos dos estudantes”, concluiu.

Da esquerda para a direita, Ana Maria Fonseca, diretora adjunta da Comvest; o pró-reitor de Graduação, Ivan Toro; a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti e o diretor da Comvest, José Alves

Outras novidades

O Vestibular 2025 terá ainda duas outras novidades. A Comvest criou a partir deste ano a carreira de “treineiros”, voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. Até o ano passado, os candidatos com esse perfil podiam prestar o Vestibular Unicamp escolhendo qualquer curso disponível. Agora, obrigatoriamente, deverão selecionar uma destas três opções: treineiros de ciências humanas/artes, treineiros de ciências exatas/tecnológicas e treineiros de ciências biológicas/saúde.

Os treineiros terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de participação. Os estudantes com esse perfil não participam das provas de habilidades específicas e não são convocados para matrícula.

Neste ano, a Comvest também ampliará a aplicação das provas na Região Nordeste, com a inclusão da cidade de Recife (Pernambuco) na lista de locais de exame, tanto na primeira quanto na segunda fase. Alves afirmou que a cidade foi incluída porque os estudantes pernambucanos vêm registrando um bom desempenho nas provas nacionais de avaliação.

A coordenadora-geral da Unicamp, professora Maria Luiza Moretti – que esteve na cerimônia de abertura das inscrições para o Vestibular 2025 –, lembrou que esse é um período de grande expectativa para os estudantes. E fez um alerta: ]

“Estudem, sempre. Leiam muito. Frequentem cursos, socializem-se, procurem pessoas com as quais vocês possam debater e aprender. É assim que a gente garante o crescimento de uma nação”.

O pró-reitor de Graduação, professor Ivan Toro, disse que a Universidade quer reforçar cada vez mais o caráter nacional do seu Vestibular. “Cerca de 20% dos alunos matriculados vêm de outros Estados, e queremos aumentar esse índice”, afirmou. “A Unicamp possui um programa sólido de permanência.”

Vestibular

Antes da primeira fase no dia 20 de outubro, haverá provas de habilidades específicas para candidatos dos cursos de música (com o envio de vídeos entre 20/09 e 30/09). Para os demais cursos que exigem provas específicas (arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança), essas provas ocorrerão de 11 a 13 de dezembro, após a segunda fase. A Comvest vai divulgar a primeira lista de aprovados no dia 24 de janeiro de 2025, para realizarem matrícula nos dias 27 e 28 de janeiro.

Vagas

Serão oferecidas 2.537 vagas no Vestibular Unicamp 2025, em 69 diferentes opções de curso. No ingresso para 2025, são 3.340 vagas.

Inscrição automática Enem-Unicamp

A Comvest informa estarmantida a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do Vestibular, para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. A medida havia sido aplicada pela primeira vez na edição passada do Vestibular. Dessa maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular Unicamp 2025, candidatos de escolas públicas que optaram pelo Programa de Ação, Afirmação e Inclusão Social (Paais), o qual concede um bônus na nota para estudantes de escolas públicas, e/ou pelas cotas étnico-raciais já estarão automaticamente inscritos de forma gratuita na modalidade Enem-Unicamp 2025, não sendo necessária nova inscrição em novembro.

Cidades

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

Isenção da taxa

Neste ano, 10.872 estudantes foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tantopara o Vestibular Unicamp 2025 como para a modalidade Enem-Unicamp 2025. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto.

Aplicativo do Vestibular

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alertas sobre as datas importantes do Vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo Vestibular Unicamp pode ser baixado gratuitamente.

COMPARTILHE NAS REDES