Saúde

Uma em cada 4 pessoas já pensou em suicídio, alerta pesquisa

© Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
Levantamento foi realizado nas 27 unidades da Federação
Tâmara Freire – Repórter da Agência Brasil

Uma nova pesquisa online da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) traz dados preocupantes: um em cada quatro entrevistados teve pensamentos suicidas nos seis meses anteriores ao levantamento. Além disso, mais da metade das pessoas relatou desejos de se isolar completamente ou de simplesmente desaparecer.

A ABP ouviu adultos de todas as faixas etárias e de todas as 27 unidades da Federação. O objetivo principal do estudo é fortalecer a mensagem da campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção do suicídio.

Os dados preliminares revelam que 25,2% dos participantes não se sentiram bem no momento da pesquisa. Já 30,9% se declararam tristes ou decepcionados, mas mantinham a esperança de melhorar.

A busca por ajuda e o papel do SUS

A pesquisa também avaliou a disposição das pessoas para procurar ajuda. Do total de entrevistados, 54,1% disseram que sabiam onde buscar auxílio especializado, enquanto 50,9% já tinham sido atendidos por um psiquiatra ou psicólogo pelo menos uma vez.

Para a ABP, esses números indicam uma crescente conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, o que ajuda a diminuir o estigma associado a essas condições.

Quando questionados sobre o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), 31,6% dos entrevistados responderam que procurariam o sistema para tratamento. Por outro lado, 50,9% disseram que buscarão atendimento particular, e 33,8% considerariam um serviço oferecido por plano de saúde.

 

Se precisar, peça ajuda

Qualquer pessoa com pensamentos de querer acabar com a própria vida deve buscar acolhimento em sua rede de apoio, como familiares, amigos e educadores. É muito importante conversar com alguém de confiança e não hesitar em pedir ajuda.

Você pode buscar auxílio nos seguintes serviços de saúde:

  • Centro de Valorização da Vida (CVV): Oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita 24 horas por dia. Ligue para 188.
  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
  • Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde)
  • UPA 24H, SAMU 192 e Prontos Socorros e Hospitais

COMPARTILHE NAS REDES