Valinhos

TSE desmente boato sobre uso do voto como prova de vida para o INSS nas Eleições 2024

Justiça Eleitoral reforça que o voto serve exclusivamente para a escolha de representantes e não tem relação com comprovação de vida junto ao INSS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veio a público nesta semana para esclarecer boatos que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens sobre o uso do voto como prova de vida para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nas Eleições 2024. De acordo com o órgão, essa informação é completamente falsa e não há qualquer acordo entre a Justiça Eleitoral e o INSS para que a participação no processo eleitoral sirva para fins de comprovação de vida de aposentados ou beneficiários.

O TSE destacou que o ato de votar é um exercício fundamental da cidadania, dedicado exclusivamente à escolha de representantes políticos nas eleições. “O momento do voto é o exercício do direito de cada eleitora e de cada eleitor de escolher o seu representante. É isso e apenas isso”, reforçou a entidade. O tribunal ressaltou que a eleição é organizada e executada pela Justiça Eleitoral e não há qualquer utilização desse processo para outros fins, sejam de cidadãos jovens ou idosos.

Essa não é a primeira vez que o boato circula. A Justiça Eleitoral lembra que a mesma desinformação foi amplamente divulgada antes das Eleições 2022 e desmentida na época, com o esclarecimento publicado na página oficial “Fato ou Boato” do TSE.

O TSE também frisou que todas as comunicações oficiais são feitas exclusivamente por seus canais institucionais, como o site oficial e os perfis dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais. A Justiça Eleitoral pede atenção aos eleitores para que confiem apenas em informações vindas dessas fontes e alerta sobre os riscos e responsabilidades ao compartilhar informações falsas.

Para mais informações, os eleitores podem acessar os canais oficiais da Justiça Eleitoral.

COMPARTILHE NAS REDES