Valinhos
Temporal causa estragos em Valinhos e deixa desalojados

Chuva forte alaga ruas, derruba árvores e muro, e Defesa Civil alerta para mais temporais na região
Conforme noticiado pela Folha de Valinhos no último sábado, dia 8, a frente fria que passou pelo oceano atlântico e alterou o clima na Região Metropolitana de Campinas – RMC – entre a noite de domingo, dia 9, e segunda-feira, dia 10, teve reflexos mais evidentes em Valinhos no final da tarde de terça-feira, dia 11, com um forte temporal que atingiu a cidade por volta das 17 horas.
No alerta emitido pela Defesa Civil de São Paulo a previsão era que haveria chuvas em várias regiões do estado incluindo Campinas, com chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h.
Mapa do Radar da Defesa Civil mostra – em vermelho – que a precipitação pluviométrica se concentrou em Valinhos
O temporal em Valinhos que se estendeu até por volta das 19 horas e de acordo coma Defesa Civil de Valinhos registrou 49,5mm de precipitação em 1h40 o que foi suficiente para causar diversos pontos de alagamentos na cidade, entre eles no cruzamento da Avenida Invernada coma Rua Campos Salles, Rua Antônio Carlos, Avenida Paulista e Avenida do Estado.
Além disso, também foram registradas quedas de árvores – Avenida Invernada (próximo ao Clube Atlético Valinhense) e no Vale Verde. Na região central faltou energia elétrica.
O problema mais grave causado pelo temporal foi registrado por volta das 19h30, quando um muro na Rua João Previtale, 2270 – ligação para o Jardim São Marcos – caiu e causou o desalojamento de seis pessoas que foram acolhidas em casas de parentes – e obrigou a Defesa Civil a agir rápido, pois o muro caiu sobre um prédio comercial.
Momento antes do temporal atingir a cidade a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta através do sistema cellbroadcast para os celulares de milhares de valinhenses, alertando sobre a situação.
PREVISÃO
De acordo com Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a previsão do tempo para essa quarta-feira, dia 12, é de tempo instável, com Sol entre nuvens e previsão de chuva moderada a forte a partir da tarde. Algumas pancadas de chuva podem ser acompanhadas de raios, ventania e granizo. Máxima de 32°C em Campinas.
Já para amanhã quinta-feira, dia 13, e sexta-feira, dia 14, a situação não muda muito. Dias de Sol entre nuvens e previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde. Algumas pancadas de chuva podem ser acompanhadas de raios, ventania e granizo. Máxima de 30°C em Campinas.


