Valinhos

Tempo muda e região pode ter chuva forte de quinta-feira até sábado

A Defesa Civil divulgou, nesta quarta-feira, dia 20, alerta para fortes pancadas de chuva que devem atingir o estado de São Paulo de amanhã, dia 21,  até sábado, dia 23. Segundo a Defesa Civil para a região de Campinas o alerta é laranja, com previsão de chuvas fortes e volumes variando entre 80 mm e 100 mm.

De acordo com o CEPAGRI UNICAMP  a Região Metropolitana de Campinas – RMC – amanheceu sob o predomínio do sol e temperaturas em torno de 23ºC na manhã desta quinta-feira, dia 21.

A previsão durante o dia de hoje é de tempo instável, e entre a noite de hoje e a madrugada de sexta-feira, a passagem de uma frente fria vem com expectativa de chuvas mais volumosas e de caráter generalizado (bem distribuídas na região, em contraste às chuvas isoladas que ocorreram nos últimos dias). Nuvens profundas, associadas a pancadas, poderão começar a se desenvolver já ao final da manhã de forma isolada, e no decorrer da tarde e da noite, ganham maiores proporções, devendo se formar em vários pontos da região e podendo culminar em temporais resultantes em chuvas intensas, descargas elétricas, e fortes rajadas de vento, não se descartando granizo em alguns pontos.

Segundo o CEPAGRI há indicativos que sugerem períodos de chuvas fortes sobretudo a partir da noite, e que poderão se prolongar com intensidades fracas a moderadas pela madrugada de sexta-feira, sendo importante manter atenção quanto à possibilidade de riscos hidrológicos, como pontos de alagamento e enxurrada. A temperatura máxima está prevista em 34ºC, mas a depender da nebulosidade no início da tarde (havendo formação mais expressiva de nuvens nesse horário), as máximas podem ficar um pouco mais baixas, mas isso não deve atenuar a sensação de “calorão”.

A previsão para a sexta-feira, dia 22, é de céu parcialmente nublado a nublado e com possibilidade de chuvas isoladas e ocasionais no decorrer do dia, além do já indicado para a madrugada. Os ventos assumem intensidade moderada a forte, com velocidades médias sustentadas (contínuas) em torno de 30 km/h, o que deverá persistir no sábado, dia 23, também. As temperaturas ficam mais amenas e a amplitude térmica é reduzida, sendo a entrada do ar ligeiramente mais frio percebida a partir do entardecer. O dia amanhece com temperatura em torno de 22ºC e a máxima não deve ultrapassar os 27ºC. À noite, as temperaturas ficam em torno de 18ºC. A tendência para o sábado é de céu parcialmente nublado, com períodos de nublado, e não se descartando ocorrência de chuvas rápidas e isoladas. As temperaturas ficam entre 18 e 25ºC, com ventos moderados a fortes.

COMPARTILHE NAS REDES