Valinhos

Serra dos Cocais ganha novo fôlego com projeto de reflorestamento

SIniciativa ambiental visa recuperar a mata nativa e proteger a biodiversidade local. Serão plantadas 30 mil mudas para recuperar a área devastada pelos incêndios

Uma parceria entre o Sindicato Químicos Unificados, o Centro de Formação e Lazer (Cefol), a Rede Livres e a Sierra Maestra irá permitir o início ao reflorestamento de uma importante área dentro da Serra dos Cocais localizada no quilômetro 118 da Rodovoa Dom Pedro I (SP-65). O projeto terá início neste mês de janeiro e nesta fase serão plantadas 15 mil mudas de um total de 30  mil que foram doadas Associação Mata Ciliar, localizada em Jundiaí.

Dentre as mudas que serão utilizadas para o reflorestamento estão Jatobás, Guapuruvus, Pitangas, entre outras. O objetivo é a recomposição da mata nativa é preservação do bioma da Serra dos Cocais possibilitando a proteção da fauna existente no local e no auxílio e cuidados com as diversas nascentes existentes na região.

De acordo com o biólogo Fábio Motta, pesquisador da Serra dos Cocais e que integra o grupo responsável pelo plantio e de outras ações no local, a estimativa é que a Serra dos Cocais abrigue entre 350 e 400 espécies de animais. Durante os grandes incêndios ocorridos na região entre os meses de agosto e setembro de 2024, foi queimada uma área de aproximadamente 400 campos de futebol, onde milhares de animais acabaram perdendo a vida. “Há muita riqueza no bioma da Serra dos Cocais que precisa ser estudada e protegida, pois tem grande importância para toda região”, disse.

A SERRA

A Serra dos Cocais compõe o relevo das cidades de Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Louveira e é formada pelos últimos contrafortes da Serra da Mantiqueira. È composta por uma vegetação que é uma transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, além de resquícios da Caatinga, com cavernas de granito. A área contempla uma extensa diversidade de fauna e flora, com várias espécies de animais ameaçadas de extinção. Alguns exemplos deles são o Sauá, o Urubu-Rei e o Gato do-Mato-do-Sul. Seu mananciais de serra são responsáveis pela formação do Ribeirão Pinheiros e do Rio Atibaia .

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Em outubro passado a deputada estadual Ana Perugini propôs à Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de Lei visando instalação de uma Unidade de Conservação Ambiental na Serra dos Cocais Serra dos Cocais.

De acordo a parlamentar, a criação da APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra dos Cocais visa a proteção da biodiversidade local, incluindo espécies ameaçadas de extinção; a preservação dos recursos hídricos, incluindo cavernas, nascentes e ribeirões fundamentais para o abastecimento da região; a conservação do patrimônio histórico, geológico e paisagístico; o incentivo a práticas de ecoturismo e educação ambiental; e o controle da expansão urbana desordenada e a especulação imobiliária. O texto está sob a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação do parlamento paulista.

“A criação da Unidade de Conservação Ambiental da Serra dos Cocais visa proteger esse patrimônio natural contra a especulação imobiliária e a expansão urbana desordenada, garantindo a preservação dos ecossistemas locais, a conservação da vida natural e promovendo conscientização a respeito da biodiversidade e história local”, justificou Ana Perugini, que integra a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais na Alesp.

No site – https://serradoscocais.eco.br/ – você pode assinar o abiaox assinado em apoio pela aprovação do projeto que visa a criação da Unidade de Conservação na Serra dos Cocais – Projeto de Lei 713/2024 na Assembleia de São Paulo.

Clique aqui para seguir o Canal FV Conecta da Folha de Valinhos 

COMPARTILHE NAS REDES