Valinhos

Secretaria da Saúde promove ações de conscientização no Dia Mundial sem Tabaco 

Equipe multiprofissional abordará o tema no CEV II e III e na Rodoviária

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promove na próxima quarta-feira, dia 29, ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial sem Tababo (31). Uma equipe multiprofissional levará aos Centros de Especialidades (CEV) II e III e à Rodoviária orientações sobre os malefícios do tabagismo e os benefícios de parar de fumar. Também haverá distribuição de panfletos sobre o tema.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) terá distribuirão folders informativos, com abordagem dos clínicos gerais aos pacientes.

De acordo com a Secretaria da Saúde, assim como ocorreu no ano passado, o uso do cigarro eletrônico e os males que pode ele pode causar também serão reforçados. Os profissionais de saúde informarão ainda aos munícipes os serviços e tratamentos oferecidos pela rede municipal.

TRATAMENTO E APOIO

Em Valinhos, os munícipes podem buscar tratamento e apoio em grupos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo em dois locais: Departamento de Programas e no Centro de Referência de Atendimento Psicossocial (CREAPS), localizado na Rua Dezessetem s/nº, no Jardim Nova Palmares II e no Centro Integrado à Saúd (CIS), localizado na Rua Clóvis Bevilácqua, 15 (antigo Sesi 299), no bairro São Cristóvão.

As reuniões dos grupos ocorrem semanalmente com a atuação de equipes multidisciplinares que criam temas e abordagens necessárias para ajudar o tabagista a parar de fumar e manter-se sem o tabaco.

O usuário da rede municipal que quiser mais informações e/ou realizar sua inscrição para o Programa de Controle ao Tabagismo pode se inscrever na UBS mais próxima de sua casa para participar do grupo no CIS ou no CREAPS pelo telefone (19) 3871-6289.

DOENÇA

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causado pela dependência à nicotina e é a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces pelo mundo. Afinal, o tabagismo está associado a doenças como cânceres (leucemia, pulmão, oral, garganta, bexiga, pâncreas, intestino, estômago entre outros), aumento do risco cardiovascular (doenças do coração, infarto, AVC, tromboses), infertilidade, impotência sexual, osteoporose, úlceras gástricas, doenças crônicas pulmonares e uma série de outras comorbidades.

Além do cigarro tradicional, as novas formas de consumo e entrega de nicotina, que são os cigarros eletrônicos, cigarros aquecidos e narguilés, também mobilizarão os agentes de saúde durante a campanha, pois todos trazem mais quantidade de nicotina salinizada, que tem o poder de drogadição muito alto e causam dependência mais rapidamente.
Mesmo com a venda proibida no país, o cigarro eletrônico é comercializado ilegalmente e é considerado uma das principais portas de entrada para a iniciação no tabaco hoje em dia, principalmente pelos jovens.

COMPARTILHE NAS REDES