RMC

Saúde ganha novo almoxarifado com tecnologia de ponta

Crédito: Carlos Bassan

Entre os principais benefícios estão a ampliação da capacidade operacional, a entrega mais ágil e o acompanhamento dos estoques em tempo real

A transição, que começou em dezembro, vai organizar e padronizar os processos de recebimento, armazenamento e distribuição dos medicamentos. Para isso, envolve inventário, reorganização e transferência do estoque dos remédios e insumos usados em toda a rede municipal.

O novo modelo prevê ainda implantação de sistemas informatizados, adequação do armazenamento às normas sanitárias vigentes, capacitação de equipes e reorganização da logística de transporte.

A operação do almoxarifado será realizada por empresa contratada por meio de processo licitatório, com acompanhamento permanente das equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a transição, que poderá levar pelo menos 60 dias, os trabalhos ocorrem em três turnos com o objetivo de manter o fluxo de distribuição e reduzir os impactos durante a mudança.

Nova estrutura 

A nova estrutura atende às exigências sanitárias e permite o monitoramento dos estoques em tempo real, além da melhor organização dos processos de recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos e insumos.

Todo o complexo contará com geradores de energia, garantindo o armazenamento adequado de todos os itens, inclusive os termolábeis, mesmo em situações de interrupção no fornecimento elétrico.

A frota veicular será adequada aos diferentes tipos de carga, garantindo melhores condições de transporte e conservação dos insumos.
Impacto

Devido à complexidade da operação, podem ocorrer faltas pontuais e temporárias de alguns itens nas próximas semanas. Para reduzir esses impactos, a Secretaria de Saúde implementou um plano de contingência, com remanejamento entre unidades, reforço da frota e ampliação das equipes de transporte.
Atendimento à população

A população pode retirar medicamentos e receber vacinas em qualquer Centro de Saúde, independentemente do bairro de residência. A consulta de disponibilidade por unidade pode ser feita no site: https://remedios.campinas.sp.gov.br/

COMPARTILHE NAS REDES