Valinhos

Roubo e furto de veículos caem 28,48% no primeiro bimestre em Vallinhos

Levantamento foi realizado pela Folha de Valinhos com base em dados são da Secretaria de Segurança de São Paulo

Levantamento realizado pela Folha de Valinhos junto ao site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo – SSP-SP – mostra que as ocorrências relacionadas ao roubo e furto de veículos na cidade caíram 24,48% no primeiro bimestre comparado aos números apurados no mesmo período de 2023.

Entre janeiro e fevereiro deste ano foram roubados e furtados 37 veículos, sendo que 34 furtados (quando o carro da vítima é subtraído sem ameaça) e 3 roubados (quando há ameaça), contra 49 em 2023, sendo que 39 foram subtraídos por meio de furto e outros 10 roubados. No mesmo período a polícia recuperou 13 veículos.

Nos dois primeiros meses do ano também não foi registrado nenhum homicídio na cidade. Já o trânsito da cidade fez 4 vítimas fatais, sendo uma em janeiro e três em fevereiro. No primeiro bimestre de 2023 foram três homicídios culposos por acidente de trânsito.

Quanto aos crimes contra a dignidade sexual – estupro – Valinhos contabilizou um total de quatro ocorrências primeiro bimestre, sendo 3 estupro de vulnerável. No primeiro bimestre de 2023 foram 5 ocorrência, das quais três de estupro de vulnerável.

Na categoria de crimes de roubo e furto geral, Valinhos registrou uma queda de 8,71%. No primeiro bimestre deste ano foram contabilizados 178 roubo/furtos (25 roubos e 153 furtos) contra195 (18 roubos e 177 furtos) entre janeiro e fevereiro de 2023.

De acordo com o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) elaborado pelo Instituto Sou da Paz, entre os municípios paulistas com população entre 100 e 200 mil habitantes, Valinhos é a 4ª cidade com o melhor índice.

5 dicas para evitar roubos e furtos de carros

1. Evite deixar objetos de valor no interior do veículo
O primeiro passo para evitar roubos e furtos de carros é não deixar objetos de valor que chamem a atenção de criminosos.
Neste caso, bolsa, celelular, aparelhos GPS, notebook e até carregadores de celular precisam ser guardados e levados quando estacionar o veículo na rua.

2. Certifique-se sempre de trancar o carro
Outra dica que pode parecer simples ou até irrelevante é prestar atenção e trancar o carro em todas as ocasiões.
Na correria do dia a dia, muitas vezes, fazemos as coisas no automático e esquecemos de trancar o veículo, o que facilita roubos e furtos de carros.

3. Escolha bem o local onde irá estacionar
Ao estacionar o seu automóvel na rua, procure locais iluminados e prefira vagas em frente a edifícios ou até comércios, que, geralmente, contam com câmeras de segurança e até a alta movimentação pode ajudar a inibir a atuação de criminosos.

4. Evite permanecer no carro
Pessoas que ficam dentro de um veículo parado e estacionado na rua tornam-se alvos fáceis para criminosos que têm a intenção de cometer roubos e furtos de carros.
Por isso, evite ao máximo esse hábito para não ter problemas com o seu automóvel, além do possível trauma de um ato criminoso.

5. Invista em equipamentos de segurança
Por fim, investir em equipamentos de segurança, como travas, alarmes, localizadores e rastreadores ajudam a inibir possíveis roubos e furtos de carros.
Contar com dispositivos de segurança pode ser um diferencial para espantar bandidos e evitar problemas com o seu veículo.

COMPARTILHE NAS REDES