RMC

Cidades da RMC recebem capacitação em políticas públicas para pessoas com TEA

Profissionais de saúde, educação e assistência social serão treinados pelo Centro TEA Paulista, iniciativa pioneira do governo do Estado de São Paulo

Os municípios da região de Campinas receberão, nos próximos meses, capacitação técnica voltada à adoção de políticas públicas e iniciativas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. As formações serão conduzidas pela equipe do Centro TEA Paulista, inaugurado em junho deste ano na capital paulista.

O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais, aprimorar o atendimento e fortalecer políticas públicas de inclusão, replicando o modelo do Centro TEA Paulista em diferentes regiões do estado.

Desde a inauguração, o espaço já capacitou cerca de 500 profissionais de municípios como São Sebastião, Barretos, Araraquara, Motuca e São João da Boa Vista. A meta é que, nos próximos três anos, o equipamento público seja referência para a formação continuada de equipes municipais.

Os gestores interessados podem solicitar as capacitações pelo telefone e WhatsApp (11) 3116-7406 ou pelo e-mail centroteapaulista@sp.gov.br.

Para Luiz Armando Garlippe, chefe da Divisão de Reabilitação de Araraquara — um dos municípios participantes —, a iniciativa tem impacto direto na qualidade das políticas públicas.

“O Centro TEA foi inaugurado há pouco tempo, mas já faz um excelente trabalho no direcionamento das políticas voltadas às pessoas com autismo. Viemos aprender e implementar o que for de bom no nosso município”, afirmou.

O diretor regional do Centro TEA Paulista, José Antônio Lobo, destacou a importância do investimento em capacitação:

“Fomentar o conhecimento significa construir uma sociedade inclusiva, mais justa, humana e acessível.”

O Centro TEA Paulista é uma iniciativa inédita da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, gerida pela Rede Teia AGIR. O espaço funciona como centro de cidadania e referência em acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com autismo.

Mais informações estão disponíveis no site oficial: [Link].

COMPARTILHE NAS REDES