RMC
Região de Campinas tem alerta para ventos fortes neste final de semana

Alerta da Defesa Civil chama a atenção para ventanias no sábado e domingo – Crédito: Divulgação
Previsão da Defesa Civil vale de sábado, dia 14, a domingo, dia 15; são esperados ventos de até 55 km/h
A Defesa Civil divulgou alerta de ventos fortes para este final de semana. Na região de Campinas, estão previstas rajdas de vento de até 55 km/h. A população deve ter atenção, principalmente em locais próximos a áreas verdes. Com a ventania, há ainda maior risco de propagação de incêndios.
A previsão é de mudança de tempo a partir de domingo, dia 15, com a chegada de uma frente fria. Chuvas são esperadas para o domingo e até quarta-feira, 18 de setembro.
Chuva Preta
O estado de São Paulo poderá ser atingido pela “chuva preta” no final de semana, segundo os meteorologistas da Defesa Civil estadual. Esse fenômeno ocorre quando partículas de fumaça e poluentes são levados para a atmosfera e se misturam com as gotas de chuva, formando uma chuva de cor escura.
Como a fumaça vinda das queimadas afeta a qualidade do ar, a chuva prevista para domingo pode se misturar com a fuligem, causando a ocorrência da “chuva preta”. A água da “chuva preta” não deve ser utilizada.
Prevenção a queimadas
No final de semana, continuará a ser feito monitoramento de focos de incêndio na região de Sousas e Joaquim Egídio, em apoio ao Corpo de Bombeiros. Defesa Civil de Campinas, Sanasa e equipes de Serviços Públicos estão de prontidão.
“Com os ventos fortes, incêndios podem se espalhar ainda mais. A população deve ficar atenta e ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou para a Polícia Militar pelo 190 se avistarem suspeitos de colocarem fogo em mato. Isso é crime”, destacou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Ao avistar uma queimada, é importante acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Defesa Civil do Estado também recomenda que pessoas que estejam em regiões com queimadas, usem máscaras N95, PFF2 ou P100 ao sair de casa. O objetivo é reduzir inalação de partículas


