RMC

Região de Campinas é a que mais emitiu habilitações provisórias, em 2024

Com o bloqueio automatizado, é fundamental que o condutor redobre os cuidados para não ter que refazer o processo de habilitação por ter cometido uma infração

 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) automatizou o sistema de bloqueio da Permissão para Dirigir (PPD), que é a habilitação provisória do recém-habilitado, para os casos em que o condutor desrespeita as leis de trânsito e é penalizado por uma infração grave, gravíssima ou quando há reincidência na infração média. Com a automatização do bloqueio, os condutores devem redobrar os cuidados para não cometer uma infração de trânsito. Em 2024, a região da Superintendência de Campinas é a que mais emitiu PPDs, depois da Capital – foram emitidas cerca de 62 mil habilitações provisórias.

No ano passado, mais de 500 condutores tiveram a PPD bloqueada e precisaram recomeçar o processo de habilitação, desde o início, para obtenção de um novo documento temporário. A habilitação provisória tem validade de 1 ano. Só após esse período, é que o condutor poderá emitir a CNH definitiva – caso não venha a cometer infrações médias reincidentes, grave ou gravíssima.

No Estado, além da Capital, as cinco regiões que mais emitiram Permissões para Dirigir, em 2024, foram: Campinas (61.993), São Bernardo do Campo (59.031), Osasco (57.857), Guarulhos (41.030) e São José dos Campos (39.518). E são esses novos condutores que devem redobrar os cuidados para não cometer infrações de trânsito.

“Se um recém-habilitado dirigir seguindo o que a lei determina, ele estará primeiramente tomando uma atitude consciente no trânsito – dirigindo por ele e pelos outros, e também estará mais atento para não ter que recomeçar todo o processo de habilitação por imprudência. Um bom condutor é uma conquista para sociedade”, reforça a diretora de Habilitação e Condutores do Detran-SP, Talita Rodrigues.

 

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos pela autarquia, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão. 

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

COMPARTILHE NAS REDES