Valinhos

Rede Municipal retoma aulas com acolhimento e distribuição de materiais

Prefeito e Secretário de Educação celebram início do ano letivo com alunos e destacam inovação na entrega de kits

A Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira, dia 5, o retorno às aulas em todos os CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) e nas creches credenciadas pela Prefeitura. Para 2025, são 9.975 alunos nas unidades da rede municipal de ensino, além de outros 1.149 alunos nas instituições credenciadas.

 

Na EMEB Luiz Antoniazzi, localizada no bairro Santo Antônio e que atende do 2º ao 9º ano do Fundamental, o prefeito Franklin, o secretário de Educação, André Amaral, e o secretário-adjunto da pasta, Alceu Petenuci Jr., fizeram a acolhida no período da manhã. A animação dos estudantes era contagiante.

“Eu cheguei e fui muito bem acolhido. Cada sorriso, cada abraço que vocês me deram… É muito importante para as nossas vidas! Quando a gente chega em algum lugar e as pessoas nos tratam bem, a gente se sente muito bem nesse lugar! E aí, tudo que a gente vai fazer dá certo! Então, este lugar aqui é fantástico! Isso é porque este lugar aqui é muito bom? Porque tem cada um de vocês!”, destacou o prefeito em sua fala aos alunos.

O diretor da unidade, Rodrigo Vignoli Juvenal, ressaltou que a presença dos estudantes nas escolas é o que dá sentido ao espaço e ao trabalho dos profissionais.

“É uma alegria grande sempre ver a escola cheia. A escola é feita para eles. Nem o nosso trabalho, nem a existência do prédio fazem sentido sem eles aqui dentro. Sem os alunos, é um lugar vazio, quase um mundo fantasma. São eles que dão vida, que tornam a escola o que ela é. Então, é muito importante esse momento de acolhimento, para que eles se sintam em casa, que se sintam bem. E quando a gente se sente bem, feliz e seguro, a gente aprende melhor. Por isso, a alegria deles dentro da escola é essencial.”

Material Entregue no Primeiro Dia de Aula

Pela primeira vez na história, os alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) receberam o material escolar no primeiro dia de aula. O prefeito Franklin e o secretário André Amaral distribuíram os kits aos alunos na EMEB Luiz Antoniazzi. Em 2025, os materiais foram adquiridos numa compra conjunta, com apoio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE. Os materiais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) serão entregues ainda no mês de fevereiro.

O diretor da EMEB Luiz Antoniazzi, Rodrigo Juvenal, ressaltou a importância desse cuidado com os alunos:

“É fundamental criar um ambiente de equidade, um espaço onde todas as crianças tenham as mesmas condições de aprender. Isso passa também por garantir um material de qualidade na mão de cada aluno desde o primeiro dia. Não é para daqui a um mês, nem para daqui a uma semana. Eles precisam desse material no momento em que estão na escola, pois a aprendizagem começa já no primeiro dia”, enfatizou.

 

Criatividade e Novidades Pedagógicas

As direções das unidades da rede municipal buscaram possibilidades criativas para dar um clima diferente ao primeiro dia de atividades. Nas EMEBs Manoel Furlan e Antonio Perseghetti, que funcionam no mesmo prédio no bairro Ponte Alta e atendem 150 alunos do Infantil 1 ao 5º ano do Fundamental, um palhaço fez companhia à equipe pedagógica para dar as boas-vindas aos pequenos. “O coração fica numa alegria só. A gente entra em férias já pensando em receber os alunos aqui. E também porque sempre chegam alunos novos. Este ano, a gente tem uma sala inteirinha nova, então, ficamos na expectativa. A alegria da escola são as crianças. A escola é feita para as crianças. Se não tiver criança, a escola fica vazia, sem sentido. A gente sente falta, sofre. É com muita alegria que recebemos as crianças”, completou a diretora da unidade, Edna Aparecida Poloni Peixoto.

Para 2025, essas duas unidades foram incorporadas ao projeto-piloto que vai aumentar, gradativamente, a carga horária dos alunos, com vistas à implantação da jornada em tempo integral. “Este ano, nossas crianças têm a oportunidade de ter aulas com especialistas: aula de inglês, aula de arte, ampliação da aula de educação física. Então, daqui a uns dias, a gente vai ouvir, além das vozes e das cantorias, as crianças falando inglês no recreio, conversando em outro idioma, fazendo essas trocas linguísticas e aprendendo. Esse novo tempo para a Prefeitura também é um novo tempo para cada uma dessas crianças e para nós, profissionais, que temos a oportunidade de viver essa experiência”, comemorou o coordenador pedagógico Luis Gustavo Guimarães.

  • Ouça áudio completo com entrevistas

COMPARTILHE NAS REDES