RMC
Receita Federal apreende R$ 433 mil em mercadorias no Aeroporto de Viracopos

Operação Fronteira RFB é a maior ação integrada de vigilância e repressão. Foto: Divulgação/Receita Federal
A Receita Federal intensificou o combate ao contrabando e descaminho no Aeroporto Internacional de Viracopos durante a Operação Fronteira RFB, a maior ação integrada de fiscalização do país. Entre os dias 20 e 28 de outubro, foram apreendidas mercadorias avaliadas em R$ 433 mil.
O lote incluía 270 quilos de tabaco, equipamentos médicos, medicamentos, vinhos, celulares, bolsas e bicicletas. A operação reforça a vigilância contra crimes como tráfico de drogas, armas, fauna e flora.
Os 270 quilos de tabaco vieram de Manaus (AM) e foram retidos por não possuir comprovação de importação regular e indícios de destinação comercial. A importação de tabaco exige registro prévio junto aos órgãos competentes.
Medicamentos e equipamentos médicos foram apreendidos por estarem sem licença de importação, documento que assegura a eficácia e segurança desses produtos para a população.
Celulares, bolsas, bicicletas e vinhos também foram apreendidos por entrada irregular no país sem recolhimento de impostos. Muitas dessas mercadorias indicavam finalidade comercial, e não uso pessoal.
Com essas ações, a Receita Federal combate a concorrência desleal e protege o consumidor de produtos que podem apresentar riscos à saúde e à segurança.
A operação contou com reforço de servidores de outras unidades e o apoio dos cães de faro Dark, Ruffos, Bryant e Uruk, essenciais na detecção de ilícitos.
A Operação Fronteira RFB continua em andamento nos pontos estratégicos de entrada e saída de mercadorias, fortalecendo a fiscalização, protegendo a economia nacional e garantindo segurança à população.


