RMC

Quase 62 Mil candidatos realizam 1ª fase do vestibular da Unicamp neste domingo, dia 26

Prova será aplicada em 37 cidades, no período da manhã. Candidatos devem chegar com antecedência; Emdec prepara esquema especial de transporte em Campinas

 

O Vestibular 2026 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um dos mais importantes do país, terá sua primeira fase aplicada neste domingo, dia 26, a partir das 9 horas da manhã. O local de prova dos 61.698 candidatos já pode ser consultado, uma vez que a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) enviou as informações e orientações necessárias.

As provas serão realizadas em 31 cidades no estado de São Paulo, além de seis capitais brasileiras. Por exemplo, a avaliação será aplicada em Campinas, Americana, Indaiatuba e Valinhos, bem como em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

Pelo segundo ano consecutivo, a prova será realizada no período da manhã. Desta forma, é orientada a chegada dos candidatos com antecedência, de modo que todos estejam nos locais de prova às 8 horas (horário de Brasília).

Sobre a Prova e o que Levar

Com duração máxima de cinco horas, a primeira fase é composta por 72 questões de múltipla escolha, cada uma valendo um ponto. As questões estão distribuídas em diversas áreas do conhecimento: 12 de Língua Portuguesa e Literaturas, 12 de Matemática, e blocos de 7 questões para História, Geografia, Física, Química, Biologia e Inglês, complementadas por 3 questões de Filosofia e 3 de Sociologia.

Para a realização do exame, os candidatos devem levar a versão original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Além disso, o uso de régua transparente e compasso será permitido. Entretanto, a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo, ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné e chapéu é vedada. Por outro lado, o porte de água, sucos, chocolates e alimentos leves é permitido.

Ao todo, 2.530 vagas em 69 cursos de graduação serão disputadas. As dez carreiras mais procuradas no Vestibular 2026 são, em ordem de concorrência: Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas – Integral, Farmácia, Engenharia de Computação, Ciências Econômicas – Integral, Comunicação Social-Midialogia, Ciências Econômicas Integral e Fonoaudiologia.

O resultado da solicitação de provas com condições especiais já está disponível. Assim, a consulta é feita na área logada do candidato, conforme regras do Edital. Nos casos de indeferimento, a possibilidade de recurso está aberta até a data de 19/09.

 

Transporte Reforçado em Campinas

Para atender ao fluxo de estudantes, um esquema especial de transporte foi preparado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Foi determinada a disponibilização de frota reserva pelas empresas de ônibus. Desse modo, um ônibus reserva estará à disposição nos terminais Barão Geraldo e Central, com operação entre 7h e 15h30, horário que será repetido na segunda fase do vestibular (30 de novembro). Os veículos reservas serão acionados pelas equipes de fiscalização do transporte, caso seja constatada a necessidade de reforço.

Adicionalmente, a linha 357 (PUCC), que opera normalmente apenas em dias úteis, circulará no domingo de forma excepcional com dois veículos. As partidas da região da PUC ocorrerão entre 6h45 e 14h15, e do Terminal Metropolitano entre 6h e 15h, com intervalos de 45 minutos. Vale lembrar que a região da PUC, um dos locais de prova, também é atendida pela linha 351 (PUCC), que opera aos domingos.

Os demais polos de prova nos eixos da avenida John Boyd Dunlop e nas regiões do Ouro Verde e Anhumas já contam com oferta adequada de transporte aos domingos. Para consulta de itinerários e previsões de chegada em tempo real, os usuários podem utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2.

COMPARTILHE NAS REDES