Terceiro Setor
Projeto DEVOLVA já coletou cerca de oito toneladas de eletrônicos

O objetivo do programa é garantir o descarte correto de eletrônicos e contribuir para a preservação do meio ambiente, com uma gestão sustentável de resíduos
Desde o seu lançamento no final de 2024, o Projeto DEVOLVA, mantido pela FEAV (Forum das Entidades Assistenciais de Valinhos), já arrecadou sete toneladas e meia de eletrônicos: computadores, ferro de passar, geladeira, TVs, máquina de lavar, celulares, etc. Como diz a Eliane Macari, presidente da FEAV, tudo que passa energia e que não está mais funcionando, pode ser depositado numa das caixas coletoras do DEVOLVA.
O objetivo do programa é garantir o descarte correto de eletrônicos e contribuir para a preservação do meio ambiente, com uma gestão sustentável de resíduos.
A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições parceiras, incluindo ACES, ACESA, APAE, Casa da Criança, COHCRIC, Espaço da Criança, Patrulheiro, Escola SESI, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos e a própria FEAV. Nessas entidades, foram instaladas caixas coletoras para que a população possa descartar, de forma segura, qualquer material eletrônico que utilize energia.
Além de promover a destinação correta dos resíduos, o projeto também gera impacto social: as entidades parceiras receberão um reembolso por quilo de material arrecadado, contribuindo diretamente para o financiamento de seus projetos sociais.
Na sede da FEAV existe um container que está praticamente cheio para ser encaminhado para a reciclagem.
Você pode descartar nas caixas do DEVOLVA:
Equipamentos de informática; eletrônicos em geral; eletrodomésticos; cabos e acessórios.
A presidente da FEAV, destaca que empresas, condomínios e comércios interessados em se tornar pontos de coleta podem entrar em contato pelos telefones (19) 9 9676-0573 ou (19) 9 7100-6331. Para o descarte de objetos de grande porte, como geladeiras e fogões, é possível agendar a retirada pelos mesmos contatos.
Mais informações no site: www.feav.org.br/devolva
—


