RMC
Profissionais de saúde recebem capacitação sobre manejo de pacientes com dengue em Americana

Com o apoio da Prefeitura de Americana, a AMA (Associação Médica de Americana) promoveu, nesta segunda-feira, dia 17, uma capacitação sobre manejo ao paciente com dengue, destinada a médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde. O objetivo foi atualizar os protocolos referentes ao atendimento de pessoas com a doença nas unidades de saúde do município.
O encontro, na sede da entidade, contou com a presença do vice-prefeito Odir Demarchi, do presidente da AMA, Dr. Renato Monteiro, do secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner, da superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi, e da responsável técnica dos médicos da rede de Atenção Básica, Dra. Katrine Aline Borges Monteiro.
A capacitação foi conduzida pelo médico infectologista Dr. Arnaldo Gouveia Junior, com o apoio técnico da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito, da diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel, e da coordenadora da Atenção Básica, Ester Souza.
“A Saúde é o esteio da nossa administração e estamos unindo todos os setores e equipes para o enfrentamento da dengue em nossa cidade. E os profissionais de saúde são os personagens centrais, por isso a nossa gratidão por tudo o que vocês vêm realizando para melhor acolher e assistir os nossos pacientes”, declarou Odir.
Durante sua explanação, o médico Arnaldo Gouveia Junior apresentou estatísticas sobre a dengue no mundo e o cenário atual no município. Ele abordou questões como prevenção, diagnóstico, tratamento, suspeição, vacinação, sinais de alarme, conduta clínica, classificação do quadro clínico, hidratação ao paciente e testes rápidos e sorológicos.
“Nesse momento, é fundamental que toda a rede de saúde do município esteja bem preparada para fazer o manejo dos pacientes e reconhecer rapidamente os casos, principalmente os que vão evoluir para quadros graves”, disse o infectologista.
“Nós elaboramos um plano de contingência, visando garantir assertividade, segurança e eficiência na conduta aos pacientes com dengue. Esta capacitação é fundamental e vem ao encontro daquilo que já estamos trabalhando incessantemente, com o intuito de mitigar ao máximo o impacto de uma epidemia no município”, acrescentou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Texto: Amauri de Souza (MTb 27.493)
Fotos: Marilia Pierre e Dener Chimeli


