Valinhos
Professores da rede municipal de Valinhos concluem ciclo de treinamentos

Essas abordagens ajudaram os professores a diversificar as metodologias de ensino, tornando o reforço escolar mais eficiente e adaptado às necessidades individuais dos alunos
A Secretaria de Educação, concluiu na última semana o ciclo de formações 2025 destinado aos professores do Apoio Pedagógico, programa de reforço escolar da rede municipal.
Ao longo do ano, os educadores participaram de capacitações que ampliaram suas estratégias pedagógicas. Entre os temas abordados estavam a recomposição de aprendizagens e o uso ético da inteligência artificial na educação.
O secretário municipal de Educação, André Amaral, destacou a importância do trabalho:
“Investimos em temas inovadores como educação empreendedora e inteligência artificial, sempre com o objetivo de oferecer intervenções pedagógicas eficazes para os estudantes que mais precisam de apoio.”
Uma jornada formativa estratégica
O ciclo de formações seguiu uma sequência planejada. No início, o foco foi identificar defasagens de aprendizagem, analisar estudos de caso e definir estratégias de recomposição.
As capacitações também incluíram módulos especializados:
Educação empreendedora, em parceria com o Sebrae;
Uso ético de inteligência artificial, com apoio do Instituto ARISE.
Essas abordagens ajudaram os professores a diversificar as metodologias de ensino, tornando o reforço escolar mais eficiente e adaptado às necessidades individuais dos alunos.
Avaliação participativa e planejamento para 2026
No último encontro, os docentes avaliaram o trabalho desenvolvido durante o ano. Foram destacados pontos positivos e apresentadas sugestões de melhorias para o próximo ciclo.
As contribuições serão incorporadas ao planejamento de 2026, com foco em:
Recuperação de aprendizagens;
Qualificação do atendimento aos estudantes;
Maior engajamento dos alunos com metodologias inovadoras.
“Nossos professores são protagonistas deste processo. Suas observações e experiências práticas são insumos preciosos para construir um projeto de reforço escolar cada vez mais alinhado às necessidades reais dos nossos alunos”, reforçou André Amaral.


