RMC
Prefeitura de Nova Odessa promove neste sábado ações da campanha regional de combate ao mosquito da dengue

Em Nova Odessa, ações incluem mutirão de vacinação de adolescentes na UBS do Alvorada 80% a 90% dos criadouros são encontrados no interior dos quintais e imóveis particulares
Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
A Prefeitura de Nova Odessa aderiu à 8ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, uma iniciativa da EPTV Campinas, e promove neste sábado (22/03/2025) diversas ações contra o mosquito da dengue, incluindo um mutirão de vacinação de adolescentes. A Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica, ambas subordinadas à Secretaria Municipal de Saúde, vão aproveitar a mobilização para vacinar moradores de todas as idades também contra a febre amarela.
De 1º de janeiro a 18 de fevereiro deste ano, a cidade registrou 103 casos positivos de dengue – número que ainda pode aumentar conforme novos “positivos” forem notificados. No mesmo período do ano passado, eram 150 casos positivos.
Diretora de Saúde do Município, Joseane Martins Gomes detalhou a programação deste sábado na cidade. Das 7h às 15h, haverá o “mutirão” de vacinação contra dengue e febre amarela, na UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, do Jardim Alvorada e região.
No caso da vacina contra a dengue, devem ser imunizados todos os adolescentes de 10 a 14 anos da cidade. Desde o início da vacinação, em abril de 2024, já foram aplicadas 2.002 doses do novo imunizante. Para concluir o ciclo de imunização, a segunda dose da vacina deve ser tomada após 3 meses após a data da primeira dose. O esquema protege o adolescente para a vida toda.
Já as equipes do Setor de Zoonoses, que combatem diariamente o mosquito da dengue, vai promover um “arrastão” no Parque Residencial Francisco Lopes Iglesia e no Green Village. As equipes vão percorrer os dois bairros vizinhos das 8h às 12h, recolhendo todo e qualquer tipo de material que possa acumular água parada e servir de criadouro para as larvas do mosquito.
Servidores da Vigilância em Saúde de Nova Odessa vão fazer a orientação e panfletagem do público da Feira Livre da Rua Anchieta, no sábado, e nos supermercados da cidade.
FEBRE AMARELA
Por fim, uma equipe da Vigilância Epidemiológica vai aproveitar o sábado para promover também uma ação de vacinação contra a febre amarela junto aos moradores das chácaras do Recanto do Guarapari, na Igreja Católica do bairro, das 8h às 12h.
“Nossa expectativa é, mais uma vez, mobilizar a própria população para a importância de eliminar os recipientes com água parada de dentro das casas e dos quintais, porque praticamente 9 de cada 10 criadouros do mosquito estão no interior das residências. Também precisamos aumentar a vacinação dos adolescentes contra a dengue, porque só a vacina reduz o risco de morte pela doença”, explicou a diretora de Saúde do Município, Joseane Martins Gomes.
“Também estamos intensificando a vacinação contra a febre amarela, em função do momento que o Estado de São Paulo vice, com pelo menos 10 óbitos pela doença, com casos positivos em Campinas e uma preocupação geral dos órgãos de Vigilância e Zoonoses”, acrescentou Joseane.


