Valinhos
Prefeito Franklin anuncia reforço no Bem-Estar Animal de Valinhos

Novo veterinário e reforma do departamento são as principais novidades apresentadas em reunião com protetores
O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, anunciou na última quinta-feira, dia 20, a contratação de mais um veterinário, via concurso público, e a reforma do prédio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. O anúncio foi feito durante reunião na Câmara Municipal, promovida pela vereadora Mônica Morandi, que reuniu representantes das secretarias do Verde e Agricultura, Segurança Pública e Cidadania, além de entidades e protetores independentes da causa animal.
Durante o discurso, Franklin reforçou o compromisso da gestão com a ampliação e melhoria do atendimento no Bem-Estar Animal, localizado no Parque Valinhos. Ele destacou que a chegada de um novo veterinário irá otimizar os serviços e garantir um atendimento mais humanizado aos pets acolhidos pelo departamento.
Atendendo a uma demanda da população, o prefeito também anunciou o início das obras de reforma da sede do Bem-Estar Animal.
“Estive no local em janeiro e o que encontrei foi um cenário deplorável, resultado do completo abandono por parte da gestão da ex-prefeita Capitã Lucimara. A falta de cuidado com o espaço e com os animais era evidente, refletindo uma situação de negligência que não podemos mais tolerar. Agora, com essa reforma, damos um passo fundamental para proporcionar mais conforto e dignidade, tanto para os profissionais que desempenham um trabalho exemplar no local, quanto para os animais que merecem um ambiente adequado, confortável e seguro”, ressaltou o prefeito.
Parceria para fortalecer a causa animal
O secretário do Verde e Agricultura, André Reis, ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura, a Câmara e os representantes da causa animal.
“Foi um encontro muito produtivo, pois conseguimos esclarecer como será conduzido o trabalho no Bem-Estar Animal”, afirmou.
A diretora do Bem-Estar Animal, Alesandra Fontanesi, fez uma apresentação técnica abordando temas como o funcionamento do departamento, dados atualizados, a valorização das protetoras, a regulamentação das leis e outras pautas relevantes. Segundo ela, o encontro também serviu para que as entidades apresentassem novas demandas e sugestões. “Nosso compromisso inclui a reativação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, visando tornar Valinhos uma referência na área”, destacou.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco, além de representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Guarda Ambiental. A GCM é responsável pelo atendimento inicial de chamados sobre maus-tratos e autuações, enquanto a Ambiental atua em casos envolvendo animais silvestres.
Estiveram presentes os vereadores Israel Scupenaro, presidente da Câmara, e Edson Secafim, além da idealizadora do evento, vereadora Mônica Morandi, e mais de 50 representantes de ONGs e protetores independentes da causa animal.


