RMC
PF faz nova operação contra o tráfico de drogas na região

Operação Via Andina, realizada nesta terça-feira, mirou organização criminosa com mandados em Indaiatuba e Itatiba
A Polícia Federal (PF), por meio da Operação Via Andina, desarticulou uma organização criminosa que se dedicava ao tráfico internacional de drogas. Na manhã desta terça-feira, dia 26, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em Indaiatuba e Itatiba.
De acordo com o delegado-chefe da PF de Campinas, Edson Geraldo de Souza, a operação resultou na prisão de uma mulher em Itatiba. Logo após a prisão, ela foi levada para a Delegacia da PF em Campinas e, posteriormente, será encaminhada ao sistema prisional.
A princípio, as investigações começaram em janeiro do ano passado, depois que a polícia prendeu em flagrante três indivíduos na cidade de Jaú. Na ocasião, eles transportavam 16 quilos de maconha em suas bagagens. A droga vinha da Bolívia e, conforme as investigações, tinha como destino final a cidade de Americana.
Agora, os envolvidos responderão por crimes como tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental. As penas, em conclusão, podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Afinal, a escolha do nome da operação, “Via Andina”, faz total sentido. Ele se refere à rota que a droga percorria pelas montanhas dos Andes até chegar ao interior de São Paulo.


