Valinhos
Peixe & Cia ganha nova fase com melhorias e soltura de tilápias em Valinhos

Soltura de 1 tonelada de peixes na Lagoa das Figueiras na programação do Mês do Idoso promovido pelo CCI (Foto Mayra Merlin – PMV)
Interessados em participar da pesca esportiva devem ter acima de 60 anos e serem inscritos no Centro de Convivência do Idoso
O tradicional Projeto Peixe & Cia, um dos programas mais queridos pelos idosos de Valinhos, entrou em uma nova e promissora fase. Nesta quarta-feira, dia 22, durante as celebrações do Mês do Idoso, a Prefeitura promoveu a soltura de 1 tonelada de tilápias na Lagoa das Figueiras, no Jardim Pinheiros, marcando o início da revitalização completa do espaço.
O projeto, criado há quase três décadas, é resultado da parceria entre a Prefeitura de Valinhos e o Departamento de Águas e Esgotos (DAEV). Ele tem como proposta unir lazer, saúde e convivência social, oferecendo aos participantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) um local para atividades de pesca esportiva e integração com a natureza.
A manhã festiva contou com a presença do prefeito Franklin Duarte de Lima e do vice-prefeito e presidente do DAEV, Luís Mayr Neto, além de secretários municipais, vereadores, representantes do Conselho Municipal do Idoso e dezenas de participantes do projeto.
Durante o encontro, que teve direito a café da manhã especial, música, caminhada e atividades de saúde, os idosos puderam acompanhar de perto o momento simbólico da soltura dos peixes — um gesto que representa a renovação e o retorno da vitalidade à Lagoa das Figueiras.

Idosos participaram de caminhada na Lagoa das Figueiras durante evento comemorativo – Crédito Mayra Merlin
O prefeito Franklin destacou o significado do momento para a cidade e para os participantes:
“Hoje é um dia especial e quero agradecer a presença de vocês aqui, os idosos e também de todas as equipes que atuaram para deixar tudo limpo e organizado. Ampliar o Peixe & Cia é nossa meta. Abrir esses portões para a pesca dos idosos, e ações como a de hoje, com a soltura de 1 tonelada de peixes, é só o começo. Iniciamos as melhorias com a reforma do CLT e, na sequência, faremos uma grande transformação nessa área do projeto. Queremos vocês aqui, pescando, se divertindo. E quero pedir para que tragam seus amigos também. Não precisamos sair da nossa cidade para ter lazer de qualidade, pois aqui temos grandes espaços e vamos recuperar o tempo perdido.”
O vice-prefeito Luís Mayr Neto, idealizador do Peixe & Cia em 1996, lembrou com emoção a origem do projeto e sua importância histórica:
“O Peixe & Cia, iniciado há 29 anos quando eu era presidente do DAEV, foi modelo para outras cidades da região que vinham conhecer o projeto. Mas, infelizmente, o espaço foi abandonado pela gestão passada. Agora, a Prefeitura e o DAEV estão trazendo novamente vida à lagoa.”
Segundo ele, a revitalização inclui limpeza completa do espaço, poda de árvores, pintura dos bancos, iluminação reforçada e a implantação de novas estruturas:
“Além da soltura de 1 tonelada de peixes, promovemos melhorias e ainda faremos mais: colocaremos cestos de lixo, faremos calçamento, quiosques, deques de pescaria e, a exemplo do CLT, que está em reforma, deixaremos esse lugar ainda mais apropriado para o lazer dos idosos de nossa cidade.”
Lazer, saúde e convivência
A manhã de comemoração também incluiu ações de saúde promovidas pela Secretaria da Saúde, com aferição de pressão arterial e orientações sobre riscos com animais peçonhentos e febre maculosa. O evento teve apoio do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias de Obras, Serviços Públicos, Educação, Cultura, Turismo, Esportes e Lazer.

Equipe da Secretaria da Saúde orientou os participantes sobre riscos de picadas de animais peçonhentos e prevenção da febre maculosa — Crédito Elaine Reino Mori/PMV
A secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto, ressaltou o papel social do projeto:
“Hoje é um dia mais que especial para todos vocês idosos. Estamos revitalizando esse espaço maravilhoso para que aproveitem ao máximo. O Projeto Peixe & Cia é uma das atividades mais queridas do CCI. Além da pesca esportiva, o Centro promove encontros educativos e momentos de socialização que fazem toda a diferença na vida dos participantes. Esperamos que todos se divirtam na pescaria e continuem frequentando as demais atividades também.”
Entre os participantes, o casal Joaquim Altivo de Melo, de 86 anos, e Joana Nunes de Melo, de 87, foi um dos mais emocionados. Ambos frequentam o Peixe & Cia desde a sua criação e receberam durante o evento a nova carteirinha de participação do CCI.

“Eu já peguei muito peixe grande aqui no passado e ultimamente não estava pescando quase nada. Agora estou mais animado e vou continuar vindo aqui pra pescar com minha esposa. Essas melhorias são boas demais”, contou Joaquim.
“Eu não pesco, mas venho aqui pra fazer companhia para meu esposo e também para descansar, pois é um espaço gostoso, tranquilo, na natureza”, acrescentou Joana, sorrindo.
Como participar do Peixe & Cia
A coordenadora da Divisão do Idoso, Marisa Mathias, que atua no projeto há 19 anos, explica que podem participar idosos a partir dos 60 anos. Atualmente, cerca de 240 idosos participam ativamente das pescarias, realizadas às terças e quintas-feiras, das 7h às 17h.
“Para se cadastrar, o idoso deve ir presencialmente à sede do CCI, na Rua Campos Salles, nº 49, com documento de identidade e comprovante de residência em Valinhos”, informou Marisa.
O telefone para informações é (19) 3829-1337.
Mais do que uma atividade de lazer, o Peixe & Cia simboliza pertencimento, cuidado e inclusão. Com a revitalização da Lagoa das Figueiras e o empenho da Prefeitura e do DAEV, o projeto reafirma seu papel como espaço de convivência e bem-estar para a terceira idade — um exemplo de política pública que transforma vidas e valoriza quem ajudou a construir a cidade.



