Saúde
Os benefícios das frutas na prevenção de dores de cabeça

Imagem: Luiza Fruet / UNINASSAU
Consumi-las e beber água regularmente podem ser alternativas eficazes e naturais para evitar e tratar esse problema
As dores de cabeça costumam ter diversas causas, incluindo estresse, desidratação, alimentação inadequada, insônia, tensão muscular e até questões de saúde mais sérias. Consumir frutas e beber água regularmente podem ser alternativas eficazes e naturais para prevenir e tratar esse problema.
“A desidratação é uma das principais causas de dores de cabeça. Quando o corpo não recebe água suficiente, o volume sanguíneo pode reduzir e o fluxo de oxigênio para o cérebro é afetado, provocando desconforto”, afirma Fabiana Camargo, nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem.
Frutas cítricas, como laranja e limão, são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. As mesmas contribuem para o combate a processos inflamatórios frequentemente ligados às dores de cabeça. Já a melancia é rica em potássio e magnésio, podendo ajudar a aliviar a tensão muscular e diminuir as crises provocadas pelo estresse.
“Além da água, algumas frutas desempenham um papel importante na hidratação e fornecem nutrientes essenciais que ajudam a aliviar dores de cabeça. A melancia é composta por cerca de 90% de água e é uma excelente aliada. Outras frutas, como banana, melão, laranja e kiwi, também são ótimas opções”, esclarece a nutricionista.
A preparação da dieta deve ser feita em conjunto com o acompanhamento de um médico, especialmente em situações de dores frequentes ou severas. “Também é essencial manter-se hidratado ao longo do dia. O consumo diário deve ser de, pelo menos, dois litros de água, embora essa quantidade possa variar de acordo com a idade, peso e nível de atividade física”.


