RMC

Ônibus recebem adesivos de ponto cego para mais segurança

Indaiatuba terá 100% da frota operacional adesivada para garantir mais segurança viária

A Prefeitura e a SOU Indaiatuba implementam uma nova medida de segurança no transporte público. A partir desta quinta-feira, 24 de julho, os ônibus urbanos circularão com adesivos de ponto cego nas laterais. Esta iniciativa visa conscientizar sobre os riscos e reduzir o número de acidentes que envolvem veículos grandes e usuários vulneráveis da via, como motociclistas, ciclistas e pedestres. Assim, toda a frota do transporte coletivo e escolar receberá os adesivos.

Os pontos cegos são áreas onde o motorista tem visão limitada pelo retrovisor. Nesses locais, veículos que se aproximam não aparecem no campo de visão lateral direta e esquerda do condutor. Esses pontos existem em ambos os lados do veículo. A função do adesivo é alertar sobre essas áreas, o que reduz o risco de acidentes durante ultrapassagens e mudanças de faixa.

O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) informou que o vereador Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira indicou o adesivo. A equipe do Departamento de Transportes, em colaboração com a concessionária do serviço, aprovou a medida. Afinal, eles entendem que este novo elemento aumentará a segurança para os condutores de veículos.

“Outros municípios já adotaram o adesivo para proporcionar mais segurança viária”, justificou o prefeito. “E acredito que em Indaiatuba este alerta ajudará bastante na redução de acidentes com ônibus. Principalmente, porque temos muitos ciclistas e motociclistas circulando nas vias”, ele completou.

Com a identificação dos pontos cegos nos ônibus, condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres podem evitar essas áreas. Dessa forma, eles reduzem significativamente as chances de acidentes.

Siga Folha de Valinhos no 

COMPARTILHE NAS REDES