RMC
Nova Odessa aplica 138 vacinas durante campanha regional contra o mosquito da dengue

Mutirão de vacinação contra a dengue
Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
Equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promoveram no último sábado, dia 22. diversas ações durante a 8ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti. Entre elas, foram aplicadas 138 vacinas diversas em dois locais da cidade, sendo 105 delas do imunizante contra a dengue.
Também houve muita orientação contra os criadouros do mosquito e um “arrastão” de recolhimento de materiais em dois bairros críticos. O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e seu vice Alessandro Miranda (o Mineirinho) acompanharam pessoalmente as ações de sábado contra o mosquito da dengue.
Apenas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Alvorada, onde houve um mutirão de multivacinação, foram aplicadas 105 primeiras e segundas doses do novo imunizante contra a dengue, em adolescentes de 10 a 14 anos. Lembrando que, para concluir o ciclo de imunização, a segunda dose da vacina deve ser tomada após 3 meses após a data da primeira dose. O esquema protege o adolescente para a vida toda.
A equipe da Unidade Básica do Alvorada também vacinou 22 moradores de todas as idades contra a febre amarela, e ainda promoveu a primeira ação do ano de avaliação e prevenção da Saúde Bucal de quem passou pelo local, na qual foram atendidos 23 adultos e 45 crianças.
Com apoio de profissionais da Atenção Básica, a equipe volante da Vigilância Epidemiológica promoveu também uma ação de multivacinação para moradores do bairro de chácaras Recanto do Guarapari, na histórica região da Fazenda Velha. Atendendo na igreja católica do bairro, os profissionais aplicaram 6 doses da vacina contra febre amarela, 4 contra o tétano e uma contra hepatite B.
“Foi um dia muito produtivo, conseguimos resgatar muitas segundas doses da vacina contra a dengue, completando o esquema vacinal de adolescentes. E nossos profissionais conversaram com muitos moradores também, conscientizando para os perigos da dengue e do mosquito Aedes”, comentou a secretária municipal de Saúde, Adriana Welsch.
“ARRASTÃO”
O sábado também foi de “caça ao mosquito” nos bairros Lopes Iglesia e Green Village. As equipes de Zoonoses, formadas por Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, recolheram um caminhão lotado de materiais inservíveis dos quintais das residências dos dois bairros.
E o que é ainda mais preocupante: encontraram seis criadouros com larvas do mosquito, ou seja, recipientes e reservatórios com água parada onde o inseto transmissor do vírus da dengue estava efetivamente se reproduzindo.
Por fim, houve a apresentação do “Quintal Sujo Da Dengue” na entrada do Supermercado Pague Menos da Avenida Ampelio Gazzetta. Trata-se de uma maquete preparada pela equipe da Diretoria de Saúde da Prefeitura mostrando onde se encontram e como eliminar os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Afinal, até 90% dos criadouros das larvas do inseto são encontrados no interior dos quintais das residências particulares da cidade.
As ações da Prefeitura de Nova Odessa contra o mosquito da dengue continuam diariamente, em todas as regiões da cidade. De segunda a sexta-feira, os profissionais realizam o trabalho de visitação casa a casa, de bairro em bairro, bem como a “busca ativa” por criadouros e pacientes sintomáticos na vizinhança de moradores “positivados” para a doença.
Aos sábados, toda essa ação é reforçada ainda com os “mutirões” da Zoonoses recolhendo materiais de áreas críticas para o risco da presença do mosquito. A Diretoria de Saúde também está promovendo ações de Educação Ambiental, com palestras e encontros em instituições e escolas da cidade sobre a dengue e o combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue e febre amarela.


