RMC
Nova Odessa abre inscrições para nova turma do Programa ‘Respire Saúde’, para quem quer parar de fumar

Interessados em parar de fumar e que desejam participar do grupo devem se inscrever na UBS mais perto de casa
Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
Você quer ter todo o apoio especializado necessário para lhe ajudar a parar de fumar? Então aproveite: a Prefeitura de Nova Odessa já está recebendo inscrições de munícipes interessados em participar da nova turma do Programa “Respire Saúde”, uma iniciativa gratuita e multidisciplinar do Setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde voltada ao combate ao tabagismo. As reuniões da nova turma começam no próximo dia 11 de março.
Aberto a toda a população adulta, o Programa existe há mais de uma década em Nova Odessa, atendendo uma média de 30 pacientes por grupo. São dois grupos por ano, com um índice de sucesso de 60% a 65%, em média. Não há limites de vagas por grupo. Os encontros acontecem semanalmente, todas as terça-feira, às 14h, no auditório do Paço Municipal.
“Não é fácil parar de fumar. Quando toma a decisão de largar o cigarro, o fumante precisa de ajuda, cuidado e acompanhamento. Nós, profissionais da Saúde, ajudamos essas pessoas a conquistarem esse objetivo e ter mais qualidade de vida, saúde e bem-estar”, explicou a dentista Adriana Denadai, que coordena o “Respire Saúde” junto à colega Patrícia Faciulli.
Com duração de 4 meses, o projeto promove ações por meio de reuniões, palestras, consultas com dentistas, nutricionistas, médicos, psicólogos e farmacêuticos – todos com capacitação no CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas).
Também é fornecida gratuitamente aos frequentadores a medicação de apoio, que consiste no cloridrato de bupropriona e nos adesivos de nicotina com doses decrescentes, que auxiliam os fumantes na fase de abstinência do princípio ativo.
INSCRIÇÕES
Os interessados devem deixar o nome e telefone para contato na recepção de qualquer uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede Municipal de Saúde, que a coordenação do programa entra em contato. Após a inscrição, mais esclarecimentos e informações sobre como são realizados os encontros são direcionadas aos inscritos.


