Economia

Bancos promovem mutirão para renegociar dívidas até dia 30

Mais de 160 instituições participam da ação para consumidores com débitos bancários

Consumidores que têm dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades podem renegociar seus débitos até 30 de novembro no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Mais de 160 instituições financeiras participam da ação, com apoio do Banco Central, Senacon e Procons.

Os bancos participantes realizam as negociações diretamente em seus canais digitais ou pelo portal ConsumidorGovBr, serviço público que conecta consumidores e empresas para resolver conflitos. Para acessar a plataforma, o consumidor precisa ter conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br.

O mutirão negocia dívidas em atraso que não tenham garantias ou estejam prescritas. A Febraban ressalta que a ação oferece condições especiais, como parcelamento, descontos no valor total da dívida e juros reduzidos. Consumidores superendividados recebem apoio presencial nos Procons para elaborar um plano de pagamento.

Todas as informações sobre instituições participantes e canais de negociação estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia Febraban. O consumidor também pode aderir diretamente pelo site www.consumidor.gov.br, seguindo as instruções de cada banco.

Para conferir dívidas em atraso, acesse o relatório Registrato, mantido pelo Banco Central. Quem possui débitos fora do sistema bancário pode participar do Feirão Serasa Limpa Nome ou negociar em agências dos Correios que participam do feirão.

COMPARTILHE NAS REDES