Valinhos

Justiça condena psicólogo de Valinhos por abusar de meninos no consultório

A sentença foi de 55 anos de prisão em regime fechado. As investigações começaram após pais notarem mudanças no comportamento dos filhos depois das sessões

A juíza Marcia Ishikawa, da 3ª Vara de Valinhos, condenou a 55 anos e 5 meses de prisão em regime fechado um psicólogo especializado no atendimento de crianças e adolescentes. Ele abusou de três de seus pacientes, que tinham entre 11 e 13 anos, em crimes cometidos em 2023 e 2024. A pena, publicada em 5 de agosto, foi agravada pela relação de autoridade que o criminoso exercia sobre os meninos.

O promotor Márcio Clóvis Bosio Guimarães apresentou a denúncia, caracterizando os abusos como estupros de vulneráveis. Segundo ele, o psicólogo, Rafael Ladenthin Menezes, aproveitava a privacidade de seu consultório para cometer os crimes. Os pais das vítimas descobriram os abusos após notarem mudanças no comportamento dos filhos depois das sessões.

Além da condenação, o psicólogo também deve pagar uma indenização de, no mínimo, R$ 20 mil a cada uma das vítimas, como reparação por danos morais.

Em nota, o advogado de defesa afirmou que já recorreu da sentença. Ele declarou que “o processo contém nulidades e momentos em que a defesa foi cerceada. Quanto à pena imposta, houve manifesta inobservância da lei penal para a fixação da quantidade de pena, e o recurso interposto também se insurgiu contra esta ilegalidade”.

COMPARTILHE NAS REDES