O desempenho de setembro representa o terceiro melhor mês de 2025, ficando atrás apenas de fevereiro, quando foram constituídos 37.521 novos negócios, e de julho, com 36.802 constituições. Em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram abertas 32.943 empresas, houve crescimento de 11,6%.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, o resultado reflete nas medidas conjuntas adotadas pelo governo paulista. “Desde o início da gestão, o governador Tarcísio de Freitas nos deu a diretriz de realizar ações para gerar renda, emprego e desenvolvimento regional – estimular o empreendedorismo e melhor o ambiente de negócio para que novas empresas sejam instaladas aqui, é uma destas medidas”, afirma.
O saldo líquido, diferença entre empresas abertas e encerradas, também foi expressivo. Em setembro, São Paulo registrou 22.004 novos empreendimentos líquidos, o segundo melhor resultado do ano, atrás apenas de fevereiro, que alcançou 25.958.
Segundo o presidente da JUCESP, Márcio Shimomoto, os números demonstram o ambiente favorável ao empreendedorismo no Estado.