Esportes
Jogos Mundiais Universitários começam nesta quarta

A cerimônia de abertura iniciou às 15h (horário de Brasília) — 20h no horário local. A Schauinsland-Reisen-Arena, casa do MSV Duisburg, sediou o evento. O estádio comporta 31.500 espectadores e possui excelente acústica. Principalmente, artistas alemães se apresentaram: a cantora Ayliva, a banda pop Querbeat e o rapper Montez.
Competições e Delegação Brasileira
A partir de quinta-feira, dia 17, as disputas começam nas 18 modalidades, distribuídas em 23 locais. O Brasil enviou uma delegação de 200 pessoas. Eles buscarão medalhas em 13 modalidades, inclusive: atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3 em cadeira de rodas, ginástica artística, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.
Um dirigente afirmou:
“Não estamos medindo esforços. Estamos fazendo tudo para que nossos atletas tenham o melhor desempenho. Não estamos fazendo projeção de medalhas. Queremos que o esporte universitário brasileiro seja bem representado.” Aliás, atletas passaram por seletivas nacionais e convênios com confederações. “O melhor do nosso esporte universitário está aqui na Alemanha para representar o Brasil. Nossos atletas aqui são estudantes-atletas. Eles vivenciam o esporte, conhecendo novas culturas, países e pessoas.” Logo, essa integração é muito importante dentro de uma cultura diferente.
Os Jogos Mundiais Universitários seguem até 27 de junho. Ademais, Reno-Ruhr é a maior região metropolitana da Alemanha, com mais de 11 milhões de habitantes, e reconhecida como um dos principais centros universitários do país.
* Maurício Costa viajou à Alemanha à convite da CBDU


