RMC

Prefeitura realiza projeto piloto com uso de inteligência artificial para detecção de câncer de pele

Atendimentos gratuitos acontecerão de 3 a 5 de setembro no Espaço Bem Viver

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, deu um passo significativo na inovação em saúde pública. Em parceria com o Grupo SOnHe, a administração municipal lançou um projeto piloto que utiliza inteligência artificial (IA) para a identificação precoce de lesões suspeitas de câncer de pele. A ação, que acontece de 3 a 5 de setembro no Espaço Bem Viver, foca em 120 alunos de projetos esportivos que foram previamente selecionados.

Anteriormente, em abril, os professores da Secretaria de Esportes receberam uma capacitação para o projeto. Atualmente, nesta fase piloto, os participantes têm suas pintas fotografadas. Essas imagens, por sua vez, são enviadas para um sistema de IA que emite um laudo preliminar. Na sequência, médicos responsáveis pelo programa analisam os resultados e enviam um relatório completo à Secretaria de Saúde, que então direciona os pacientes para consultas presenciais com especialistas, garantindo um acompanhamento ágil.

De acordo com a secretária de Saúde de Indaiatuba, Dr.ª Heloísa Salatino, a cidade busca constantemente soluções inovadoras para a população. Afinal, a iniciativa representa mais um avanço no diagnóstico precoce e no encaminhamento rápido dos pacientes.

Alerta sobre o câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma fonte de referência experiente no assunto, estima-se que até o final de 2025 o país registre 704 mil novos casos de câncer, dos quais aproximadamente 220 mil serão de pele.

A principal causa do câncer de pele é a exposição solar excessiva. Embora muitos casos sejam tratados de forma simples, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e, sobretudo, aumentar as chances de cura.

Como se proteger do sol?

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Portanto, ao se expor ao sol, utilize chapéus, camisetas, óculos de sol e, principalmente, protetores solares. Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como calças e camisas de manga longa.

Conforme a recomendação dos especialistas, o protetor solar, com fator de proteção UVA e UVB 30 ou superior, deve ser usado diariamente. Se você estiver ao ar livre, reaplique o produto a cada duas horas. Se não, uma aplicação pela manhã e outra antes do início da tarde já são suficientes.

COMPARTILHE NAS REDES