Economia
Governo brasileiro vai comprar produtos perecíveis para evitar perdas e abastecer programas sociais

© SEDUC/AM
Merenda escolar será um dos destinos desses produtos
O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, anunciou uma importante iniciativa. Nesta quarta-feira, dia 20, ele afirmou que o governo brasileiro vai comprar produtos perecíveis como frutas, peixes e carnes.
A medida tem dois objetivos principais: evitar perdas para os produtores e fortalecer programas sociais. Os produtos, afinal, irão para a merenda escolar, as Forças Armadas, hospitais e restaurantes universitários.
Teixeira explicou que o governo estimulará estados e municípios a comprar esses alimentos. Isso, sem dúvida, garantirá refeições de melhor qualidade.
Proteção à cadeia produtiva
O ministro ressaltou que a medida é crucial porque o mercado enfrenta um cenário de incerteza. Ele mencionou que a castanha e o café brasileiros têm sido rapidamente direcionados para outros países.
Produtos como mel, açaí, uva e peixes são mais perecíveis. Por isso, o governo os absorverá por meio de compras públicas para evitar o desperdício.
Teixeira garantiu que o governo protegerá os empreendedores. Para isso, incluirá a compra desses produtos em todos os editais públicos. Ele explicou que os exportadores venderão seus produtos pelo preço do mercado interno, já que o governo não tem como pagar o valor em dólar.


