Valinhos

Gambá perde filhotes no marsúpio após ser prensada em portão de casa em Valinhos 

Todo cuidado é pouco quando lidamos com a presença de animais silvestres em ambientes urbanos. Nesta semana, um gambá fêmea chegou ao Cras da Mata Ciliar, entregue pela Guarda Municipal de Valinhos, depois de ter sido esmagada por um portão de uma residência. O animal se encontra com escoriações pelo corpo, sob cuidados de nossa equipe, porém, ela era mãe e, infelizmente, acabou perdendo sua ninhada com cinco filhotes que estavam agarrados ao seu corpo no momento.

“Ela chegou com uma laceração bem grande no membro torácico direito, em que foi preciso fazer alguns pontos de sutura. O marsúpio também estava com algumas lacerações e havia leite dentro, sinal de que, provavelmente, os filhotes estavam lá no momento do acidente. Iniciamos um tratamento com medicações e também foi realizado uma radiografia que constatou uma luxação da cabeça do fêmur esquerdo que acabou descolando e será necessário uma cirurgia”, explica Natália Donegá, médica veterinária da Mata Ciliar

O município de Valinhos possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

Marsúpio – é uma bolsa de pele, localizada na região abdominal das fêmeas, onde os filhotes completam o seu desenvolvimento

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

COMPARTILHE NAS REDES