Alternativa

Feijão Letrado volta a Valinhos como maior projeto de incentivo à leitura do país

Escolas da cidade receberão 1.075 livros infantis, além de estantes artísticas personalizadas, oficinas e contações de histórias

O projeto Feijão Letrado, que começou como ação solidária na pandemia e se tornou o maior doador de livros a escolas e instituições públicas do Brasil, retorna a Valinhos em setembro para realizar cinco entregas na rede municipal de ensino. Nesta edição, serão distribuídos 1.075 livros infantis, além de estantes artísticas personalizadas, oficinas e contações de histórias.

A temporada 2025 conta com patrocínio da Hidroall e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Valinhos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Criado em 2020, durante a pandemia, o Feijão Letrado nasceu como uma ação solidária: livros passaram a acompanhar cestas básicas entregues a famílias em situação de vulnerabilidade. Desde então, o projeto ganhou apoio para ser um projeto de alcance interestadual. Em quatro temporadas, já foram mais de 120 entregas realizadas em diversas cidades, somando 25 mil livros doados a escolas e instituições públicas.

Uma experiência cultural

Mais que um projeto educacional voltado à leitura, o Feijão Letrado é uma experiência cultural ampla. Ele promove vivências que unem literatura, arte e brincadeira, incentivando o hábito da leitura desde cedo. A iniciativa contribui para a formação de leitores críticos e conscientes, além de oferecer alternativas culturais ao excesso de telas, celulares e jogos eletrônicos.

Cada escola contemplada recebe uma estante artística exclusiva, criada pelo artista plástico Filiage, que transforma o espaço em um convite à leitura. Nele vão 215 livros infantis, selecionados para diferentes faixas etárias. E na cerimônia de entrega há contação de histórias com personagens da literatura e oficina de brinquedos recicláveis, estimulando criatividade e consciência ambiental.

Nosso objetivo sempre foi ampliar o acesso à leitura e criar um projeto capaz de despertar nas crianças a curiosidade e o prazer de ler. As estantes coloridas, os livros e as oficinas transformam o ambiente escolar em um espaço de descobertas e sonhos”, afirma Reginaldo Menegazzo, produtor cultural e idealizador do Feijão Letrado ao lado de Genivaldo Amorim.
 

Programação em Valinhos

22/09 – 9h – EMEB Marli Borelli Bazetto (Rua Abrantes, 585 – Parque Portugal)

22/09 – 13h15 – EMEB Jerônimo Côrrea (Rua Luiz Barbisan, 239 – Jardim do Lago)

23/09 – 15h30 – EMEB Waldomiro Mayr (Rua Francisco Pedral Santana, 215 – Country Club)

24/09 – 09h – EMEB Tomorahu Kimbara (Estrada Valdemar L, 265 – Capivari)

24/09 – 13h30 – EMEB Profa. Fanny Moleta (Rua Minoro Toyada, 21005 – Vale Verde)

COMPARTILHE NAS REDES