Valinhos
Fábrica da Unilever em Valinhos adota biometano para zerar emissões

Unidade produtora de sabonetes da companhia passa a ser a primeira do setor no país a adotar biometano certificado no mercado livre. Parceria com a Edge permitirá reduzir 2 mil toneladas de CO2 por ano
Um passo estratégico para a descarbonização da indústria de bens de consumo foi dado em Valinhos. A fábrica local da Unilever, responsável pela produção das linhas de sabonetes de marcas como Dove, Lux e Rexona, teve seu fornecimento de gás natural substituído. O contrato foi assinado com a Edge, pioneira no mercado livre de gás natural no Brasil, para a entrega de biometano certificado.
Com essa iniciativa, a planta de Valinhos é transformada na quarta unidade da Unilever Brasil a ser abastecida integralmente por energia limpa e renovável gerada a partir de resíduos. O uso do biometano elimina as emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) da planta, reforçando a meta global da companhia de reduzir em 100% as emissões absolutas diretas de suas operações (Escopo 1 e 2) até 2030.
O Poder da Transição Energética
A produção em Valinhos evitará a emissão de aproximadamente 2 mil toneladas de CO₂ por ano. Além disso, somadas, as quatro fábricas da Unilever (Valinhos, Indaiatuba, Pouso Alegre e Vinhedo) previnem a emissão anual de mais de 40 mil toneladas de CO₂. É importante notar que esta é a primeira vez que o biometano certificado no mercado livre é adotado por uma empresa de bens de consumo no país.
O fornecimento do biometano para a unidade de Valinhos é garantido a partir da maior planta de purificação de biometano do Brasil, instalada em Paulínia (SP), com capacidade de produzir 225 mil m³ por dia a partir de um aterro sanitário.
Liderança e Propósito
A parceria com a Edge foi destacada por Renato Fontana, diretor da planta de Valinhos, como uma solução sustentável e inovadora para avançar na descarbonização. Segundo ele, “A parceria com a Edge nos permite operar de forma segura e contínua, ao mesmo tempo em que desenvolvemos o mercado de biometano certificado no Brasil.”
Dessa forma, a Unilever consolida seu papel de liderança na transição para uma economia de baixo carbono. O biometano se consolida como uma alternativa fundamental para o futuro da energia, pois é um gás 100% renovável, cuja produção, a partir da decomposição de resíduos, reduz drasticamente o metano (gás 80 vezes mais prejudicial que o CO₂) liberado por aterros.
O que é o biometano
O biometano é um gás 100% renovável, obtido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários controlados. Com especificações definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sua molécula é intercambiável e fungível com a do gás natural, podendo ser usada nos setores residencial, comercial, industrial e de transporte.
Além de substituir combustíveis fósseis, o processo produtivo do biometano reduz os impactos ambientais gerados pelos aterros sanitários, dando manejo adequado e reduzindo a liberação de metano (CH₄) na atmosfera — gás que pode ser até 80 vezes mais prejudicial ao clima do que o CO₂.
Sobre a Unilever – A Unilever é uma das maiores fornecedoras do mundo de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa, Alimentos e Sorvetes. A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Contamos com 128.000 colaboradores e vendas que alcançaram €60,8 bilhões em 2024.
Para mais informações sobre a Unilever e as nossas marcas, acesse www.unilever.com.br


