Valinhos

Estrela em ruínas: cidade do Sul tem vínculo direto com Valinhos

Foto: Silvio Avila/AFP/Metsul Meteorologia

Na cidade que teve 80% da sua área urbana alagada, está uma das Igrejas da Comunidade Evangélica Cristo Vive de Valinhos, que desabou com a cheia do Rio Taquari

A cidade de Estrela, uma das mais atingidas pela tragédia das chuvas que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul nesta semana, tem uma relação direta com Valinhos. Na cidade está uma das Igrejas da Comunidade Evangélica Cristo Vive.

Segundo pastor Rui Mendes Faria que é o responsável pela Comunidade Evangélica Cristo Vive a sede da igreja de Estrela desabou, mas esse não é o maior problema segundo pastor Rui, pois as casas de milhares de pessoas também desabaram e a vida de muitos está em perigo.

Segundo a Defesa Civil de Estrela, que tem população de 32.183 habitantes, o Rio Taquari que corta a cidade subiu 33 metros e 80% da área urbana da cidade ficou submersa. O hospital do município está superlotado e só atende casos de urgência. Estrela tem mais de 6 mil desabrigados. A maior parte do município está sem energia elétrica, água e sinal de telefone e de internet.

A cidade também estava isolada, pois a ponte que liga à cidade a Lajeado na BR 386 havia sido danificada. Até a manhã de hoje, dia 8, a ponte foi reaberta parcialmente permitido o trânsito de pedestres e a passagem de veículos de serviços emergenciais, em uma pista. A esperança é que mais mantimentos cheguem ao município após a reabertura parcial da ponte.

Moradores vivem em cenário de devastação em Estrela 

Segundo pastor Rui, em conversa com seu líder no sul, pastor Wagner Calheirana a cidade de Estrela é um cenário de guerra. ”Ele conta que quem caminha pelas ruas da cidade se depara com casas destroçadas, postes caídos, animais mortos e veículos aos pedaços espalhados pelas ruas. É uma grande tragédia. Agora precisamos pensar nas pessoas e lá nossa Igreja está fazendo sua parte, tem uma tenda no centro da cidade esperando para arrecadar doações. Eles precisam com urgência de água potável, material de limpeza, comida (cesta básica), colchões, cobertores, móveis”, entre outras coisas”, desabafa pastor Rui.

Esta semana em vídeo direcionado aos membros da Comunidade Evangélica Cristo Vive de Valinhos e Vinhedo, pastor Rui fez um apelo para doações em dinheiro que serão direcionadas diretamente aos moradores de Estrela através da Igreja de Estrela. Já conseguimos mandar um bom valor porque eles precisam de água e comida agora, não dá pra esperar caminhões saírem daqui e chegarem até lá. “Graças a amigos e contatos que tenho na cidade estamos conseguindo ajudar”, explica.

Para pastor Rui, a maior preocupação agora é que há previsão de frio para a região e a ajuda é de fato muito urgente.  Fé em Jesus e as Orações somadas diretamente a solidariedade do povo brasileiro irão possibilitar que o povo do Rio Grande do Sul se recupere rapidamente. “Essa é uma operação de guerra, e nós precisamos como soldados de Jesus atuar para amenizar este sofrimento”,  disse.

A Comudidade Cristo Vive de Valinhos localizada na Avenida Altino Gouvea, 457 – Jardim Pinheiros – também estará atuando como um ponto de arrecadação de água potável, colchões, cobertores e roupas para as famílias do sul. O galpão da Igreja estará destinado a esta campanha”, finalizou pastor Rui

SERVIÇO

Para ajudar a cidade de Estrela com doações em dinheiro

PIX – CNPJ 09228737/0001-30

Comunidade Evangélica Cristo Vive de Estrela

Para ajudar com doações de água, roupa e outros materiais

Avenida Altino Gouvea, 457 – Jardim Pinheiros

COMPARTILHE NAS REDES