RMC
DAE atende unidades de saúde, escolas e entidade com caminhões-pipa nesta terça-feira

Americana decretou situação de emergência hídrica, no dia 30 de setembro, em razão da estiagem prolongada e da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba, que abastece o município
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana enviou caminhões-pipa, nesta terça-feira, dia 7, para atender unidades de saúde, escolas e entidade em diferentes bairros da cidade. A medida é necessária em razão da estiagem prolongada e pela baixa qualidade da água captada do Rio Piracicaba, que tem prejudicado o processo de tratamento e reduzido a oferta de água no município.
A ação, que tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, faz parte das medidas adotadas para minimizar os impactos à população e tem priorizado instituições de ensino, de saúde e de atendimento social, que dependem diretamente da água para manter suas atividades.
Foram atendidos hoje os seguintes locais:
- Casa da Criança Panamby – Balneário Salto Grande
- Casa da Criança Graúna – Cidade Jardim
- Associação Beneficente Residencial Evangélico Benaiah – Jardim Terramérica
- Caps “Nova Vida” (Álcool e Drogas) – Vila Dainese
- Unidade de Vigilância em Saúde – Vila Dainese
- Fatec Americana Ministro Ralph Biasi – Vila Amorim
- CIEP Professora Maria Nilde Mascellani – Jaguari
O DAE orienta que escolas, creches e entidades que necessitem do atendimento com caminhões-pipa façam a solicitação pelos canais oficiais: 08000-123737 ou SAC/WhatsApp (19) 98100-4714.
A autarquia também informa que segue em andamento o processo administrativo para a contratação de mais caminhões-pipa, com o objetivo de ampliar o atendimento emergencial nas regiões mais afetadas pela falta de água.
Decreto de emergência hídrica
Americana decretou situação de emergência hídrica, no dia 30 de setembro, em razão da estiagem prolongada e da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba, que abastece o município. A medida permite a adoção de ações emergenciais, como reforço no combate a vazamentos, contratação de mais caminhões-pipa e intensificação das campanhas de conscientização para o uso racional da água.


