Esportes
Em entrevista, secretário de Esportes e Lazer fala sobre o “novo tempo” do esporte em Valinhos

Ex-jogador da Seleção Brasileira e atual Secretário de Esportes e Lazer de Valinhos, Renato Florêncio assumiu a pasta em janeiro com a promessa de um “novo tempo” para a área. Passados quase sete meses de sua gestão, a Folha de Valinhos conversou com o Secretário para fazer um balanço do trabalho realizado, os desafios enfrentados e as perspectivas futuras para o esporte e o lazer na cidade. Na entrevista, Renato Florêncio aborda a reestruturação das escolas de iniciação esportiva e a ampliação da oferta de aulas, além do sucesso do projeto “Movimenta Valinhos”, que tem levado atividades para os bairros. Ele detalha a valorização do futebol amador, a parceria inédita com o Clube Hyper para a formação de jovens atletas e a importância da entrega do novo Clube Municipal. Florêncio também compartilha como sua experiência no esporte profissional influencia sua gestão e os planos para os próximos meses, incluindo a consolidação do “Movimenta Valinhos” e a mudança da sede da Secretaria para o Clube Municipal
FOLHA DE VALINHOS O senhor assumiu a pasta em janeiro com a proposta de um “novo tempo” para o esporte e lazer em Valinhos. Passados quase sete meses, qual é a sua principal avaliação do trabalho realizado até agora, e quais são os maiores desafios que a Secretaria enfrentou nesse período?
RENATO A avaliação até aqui é muito positiva. Atendendo a orientação do nosso prefeito Franklin, nós reorganizamos e ampliamos a oferta de aulas nas nossas escolas de iniciação esportiva e colocamos a secretaria na rua, com o Movimenta Valinhos e com o fechamento da Altino Gouveia aos domingos para a prática de atividades esportivas e de lazer. Estamos valorizando também a formação de atletas, com as parcerias do projeto do voleibol e, agora, com o Hyper Valinhos no futebol. Conquistamos o Clube Municipal para a municipalidade, o que também é um marco pra nós.
“Nossos principais desafios foram o desajuste do orçamento e a desorganização que encontramos a partir da gestão anterior. As verbas foram quase todas contingenciadas e removidas da nossa pasta. Ajustamos a carga horária dos nossos professores para ampliar o atendimento à população. Aos poucos, estamos colocando a casa em ordem e o aumento da oferta das aulas já é uma prova de que temos um grande potencial para crescer.
FV O projeto “Movimenta Valinhos” tem levado esporte e lazer para os bairros da cidade. Como a iniciativa tem sido recebida pela população, e de que forma a Secretaria planeja expandir essa presença e impacto nas diferentes regiões do município?
RENATO O Movimenta Valinhos é um grande sucesso. Começamos com a temporada de verão no CLT, fazendo três semanas seguidas e já realizamos outras edições no Jardim Paraíso e no Centro. Agora, no dia 16 de gosto, teremos mais uma na Praça Washington Luís. A população recebe bem e com alegria, porque é uma oportunidade de ter contato com diversas atividades diferentes e, com certeza, despertar para a necessidade de se movimentar e se cuidar.
FV O Campeonato de Futebol Amador de Valinhos é uma tradição na cidade e é considerado um dos maiores do interior. Qual a importância desse torneio para a cultura esportiva local, e quais os planos da Secretaria para valorizar e fortalecer ainda mais a competição e as equipes participantes?
RENATO Nosso futebol amador tem história e é um patrimônio da cidade e da região. Este ano pegamos as equipes desmotivadas e tristes com a falta de respaldo dos últimos anos. Estamos ”roendo o osso” este ano, tendo que fazer ajustes nas competições. Mas, para 2026, por exemplo, teremos a Primeira Divisão do Amador com 16 equipes e jogos acontecendo todos os domingos em sete praças esportivas da cidade. Estamos firmando parcerias com prefeituras de cidades vizinhas para criar torneios regionais, também a partir do ano que vem. A retomada do uso campo do Clube Municipal (antiga ADC Rigesa), agora como um patrimônio do povo de Valinhos, é igualmente um marco desse nosso trabalho de valorização do futebol amador na cidade.
FV Na semana passada, Valinhos anunciou uma parceria inédita com o Clube Hyper, de origem norte-americana. Poderia nos explicar o que essa parceria significa para o esporte valinhense, especialmente para a formação de jovens atletas?
RENATO Significa um salto de qualidade na formação dos atletas e um ganho para a visibilidade do município. É uma honra para Valinhos sediar esse projeto e uma alegria para a Prefeitura oferecer um apoio para essa iniciativa.
“O Hyper traz inovação, um potencial de crescimento fantástico e uma retaguarda de estrutura incrível. A parceria com a Prefeitura vai permitir mais acesso e uma oportunidade privilegiada para que novos talentos sejam revelados no futebol.
FV Além do futebol, a Secretaria oferece diversas modalidades esportivas para a população. Como o trabalho de base em esportes como vôlei, basquete, judô e natação pode contribuir não apenas para o surgimento de novos atletas, mas também para o desenvolvimento de valores como disciplina e trabalho em equipe nos jovens?
RENATO Esporte é convivência. Mesmo as modalidades que são disputadas especialmente solo, como as provas individuais de natação, tênis, judô, enfim, precisam de um espírito de respeito ao outro, ao treinador, ao adversário, ao companheiro de treino. Nosso projeto de ginástica artística, que está em andamento no espaço da Secretaria no antigo SESI 299, é uma prova do resultado desse engajamento. Se não desenvolvermos valores de cooperação e disciplina, o próprio desempenho esportivo vai ficar a desejar.
FV A entrega do novo Clube Municipal – antigo ADC Rigesa – foi um marco recente para a cidade. Como a nova estrutura vai impactar o cenário esportivo de Valinhos, e qual a importância desse espaço para a realização de eventos, treinamentos e para a comunidade em geral?
RENATO O prefeito Franklin marcou um golaço de gestão com essa entrega do Clube Municipal. Se fôssemos parar para construir toda aquela infraestrutura do zero, demoraríamos mais de uma década, com certeza.
“Neste primeiro momento, o gramado do Clube já está disponível para a realização de partidas das competições organizadas pela Prefeitura. Agora estamos terminando o planejamento para fazer as adequações nos jardins, na área da churrasqueira e nos complexos de salas anexas ao ginásio. Em breve vamos levar a estrutura administrativa da Secretaria para lá e dar pleno uso aos espaços.
FV A sua própria trajetória demonstra como o esporte pode ser um instrumento de transformação social. Como a Secretaria de Esportes e Lazer trabalha para garantir que os projetos e as modalidades oferecidas sejam acessíveis a todos, independentemente da condição social, e atuem como ferramenta de inclusão?
RENATO O primeiro elemento é gratuidade. Depois o esforço de descentralização, com atividades desenvolvidas em escolas e espaços da municipalidade. Fizemos este ano o festival de basquete 3xe e teremos, ainda neste segundo semestre, a Copa Valinhos de voleibol masculino e feminino – eventos feitos na base da parceria e com a dedicação da nossa equipe. E não posso deixar de mencionar os projetos incentivados, que trazem financiamento e recursos adicionais para ampliarmos a oferta das atividades e atendermos o maior número possível de pessoas. Aqui faço um destaque para o projeto de natação para pessoas com deficiência, mantido pelo Daniel Dias. Em Valinhos ele atende 100 famílias com atenção individualizada – algo que o poder público teria imensa dificuldade em fazer. Também graças aos projetos de incentivo já apoiamos a realização de três corridas de rua na cidade este ano, e temos outras duas programadas ainda para 2025.
FV Como a sua experiência como jogador profissional no Santos, na Seleção Brasileira e na Europa se reflete na sua gestão como secretário? De que forma a vivência de atleta o ajuda a entender as necessidades e desafios do esporte em Valinhos?
RENATO O ponto inicial é a compreensão do espírito de equipe e do trabalho em conjunto. Temos uma equipe altamente dedicada e esforçada pra melhorar os processos e fazer sempre mais, mesmo com a limitação dos recursos. Meu adjunto Tiago, os diretores, coordenadores e professores têm mostrado de fato que estão aqui como servidores da nossa cidade. E esse valor de trabalhar coletivamente pelo bem das pessoas que vivem em Valinhos deve ser uma constante da nossa mentalidade.
FV Além da formação de atletas, o lazer é um pilar importante da sua Secretaria. Quais ações a pasta tem planejado ou implementado para incentivar a prática de atividades físicas recreativas para todas as idades, do público infantil à terceira idade?
RENATO Além do Movimenta Valinhos, que já mencionei, nós temos as atividades para a terceira idade, oferecidas tanto no Centro de Convivência do Idoso quanto em outros espaços. Além disso, com as crianças, temos as aulas de modalidades nas escolas e nas praças esportivas para motivar e integrar os pequenos. Nossas atividades de natação e hidroginástica também merecem destaque – inclusive, esse ano, ampliamos a oferta de vagas depois de muitos anos. É um trabalho feito com muita dedicação para que as pessoas tenham orgulho de morar aqui com qualidade de vida.
FV Olhando para os próximos meses, quais são as principais metas e projetos que a Secretaria de Esportes e Lazer busca consolidar até o final do ano?
RENATO Temos duas grandes metas até o fim do ano. A primeira é consolidar o Movimenta Valinhos como um evento de motivação para a atividade física. Estamos trabalhando para que esse projeto amadureça a ponto de ter uma periodicidade definida e um calendário anual. Além disso, nosso segundo grande objetivo é concretizar até dezembro a mudança da sede da Secretaria para o Clube Municipal e dar vazão a todo o potencial de uso que aquele espaço permite para nossa população.


