Valinhos
Educação Inclusiva avança em Valinhos com fase presencial do projeto

Atualmente, oito turmas do Ensino Fundamental I participam da fase prática em quatro escolas: EMEB Dom Bosco, EMEB Cecília Meireles, EMEB Alice Sulli Nonato e EMEB Jeronymo Alves Corrêa
A rede municipal de Valinhos iniciou, em outubro, uma nova etapa no fortalecimento da educação inclusiva. Desde o dia 21 de outubro, o programa “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva” entrou na fase presencial, levando práticas pedagógicas adaptadas e acompanhamento técnico às salas de aula.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Chamex e a organização social Mais Diferenças, reconhecida nacionalmente por sua atuação em acessibilidade e inclusão. Após a conclusão da formação online, em 4 de outubro, o foco agora é transformar teoria em vivência cotidiana.

Atualmente, oito turmas do Ensino Fundamental I participam da fase prática em quatro escolas: EMEB Dom Bosco, EMEB Cecília Meireles, EMEB Alice Sulli Nonato e EMEB Jeronymo Alves Corrêa.
O acompanhamento presencial tem mostrado como estratégias intencionais tornam a inclusão uma experiência concreta e inspiradora.
O secretário de Educação, André Amaral, destaca o impacto da iniciativa:
“Estamos colhendo os frutos de um trabalho que começou com formação teórica e agora se materializa em sala de aula. É nesta fase que a inclusão ganha vida, com professores recebendo suporte especializado para garantir a participação de todos os estudantes”, afirmou.
Confira algumas das experiências realizadas:
EMEB Dom Bosco (21/10 e 04/11): alunos do 4º ano exploraram livros digitais com autodescrição, enquanto o 1º ano fez uma “catança” de folhas e flores após observar uma obra fotográfica.
EMEB Cecília Meireles (20/10 e 03/11): turmas do 1º e 2º anos trabalharam com obras como Menino Azul e Leo e a Baleia, adaptadas em formatos acessíveis, seguidas de releituras criativas.
EMEB Alice Sulli Nonato (23 e 30/10): estudantes do 2º ano refletiram sobre respeito e diferenças ao ler o livro Pedro vira porco-espinho, também com autodescrição.
O projeto foi lançado em julho de 2025 e se consolidou como um marco na política de inclusão educacional de Valinhos. A metodologia combina diagnóstico local, formação docente e acompanhamento técnico, em um ciclo de aprendizagem contínuo.
As principais etapas incluem:
Diagnóstico das necessidades específicas da rede;
Formação híbrida (online e presencial) para gestores e professores;
Desenvolvimento de materiais acessíveis — audiobooks, versões em braille e livros digitais;
Acompanhamento pedagógico nas unidades escolares.
Com essa estrutura, o município busca assegurar que todos os alunos aprendam juntos, respeitando suas singularidades.
A Mais Diferenças atua há mais de 20 anos em projetos de inclusão educacional, enquanto o Instituto Chamex é reconhecido por incentivar práticas inovadoras que unem educação e transformação social.
A cooperação não gera custos para o município e já mostra resultados positivos.


