Valinhos
Doação de sangue em pets ganha destaque no Dia Nacional do Doador

Ação busca ampliar conscientização sobre transfusões em pets e fortalecer a guarda responsável
A Secretaria do Verde e da Agricultura, celebrou nesta terça-feira, dia 25, o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma abordagem voltada também à causa animal. A data reforça a importância do ato de doar sangue voluntariamente, um gesto de solidariedade que pode salvar vidas humanas e, também, de cães e gatos.
A diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Alesandra Fontanesi, explica que muitos animais dependem de transfusões em situações emergenciais, como acidentes, cirurgias, anemias graves, intoxicações ou doenças infecciosas. “Assim como nos humanos, o sangue é insubstituível e a vida de muitos pets depende da disponibilidade de doadores”, ressalta.
Segundo a diretora, a doação de sangue animal segue normas específicas, mas é segura e fundamental. “Cães e gatos saudáveis podem se tornar doadores e contribuir para salvar a vida de outros animais. Infelizmente, poucos tutores conhecem essa possibilidade, o que torna a conscientização ainda mais importante”, completou.
No Departamento, alguns animais resgatados e recuperados já se tornaram doadores, oferecendo a outros pets a mesma chance de sobrevivência que receberam.
Campanha natalina reforça adoção responsável
Além da ação de conscientização, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal segue com a campanha de Natal “Adote um Pet e Esvazie um Canil”, que busca encontrar uma nova família para mais de 84 cães e gatos que aguardam adoção.

O objetivo é estimular a adoção responsável e chamar a atenção para a importância do combate ao abandono. “Todos os pets disponíveis são vacinados, vermifugados e, em muitos casos, já castrados”, destaca a diretora.
Até o fim do ano, o departamento marcará presença em eventos de adoção com estande na Feira do Agricultor, realizada aos sábados, até às 13h, em frente ao Paço Municipal. Os interessados também podem visitar o órgão para conhecer os animais e receber orientações completas sobre o processo de adoção.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp (19) 3829-2197 ou pelas redes sociais oficiais.


