RMC
Defesa Civil emite alerta para frio intenso nesta terça-feira na região

Frio intenso em Campinas: manhã desta terça-feira começou com 13°C e a previsão é de mínima de 8°C
Segundo a previsão do Cepagri, da Unicamp, a temperatura mínima na cidade deve ser de 8ºC nesta terça-feira, 24
A Defesa Civil de Campinas emitiu um boletim de alerta nesta terça-feira, 24 de junho, por conta das baixas temperaturas na cidade. De acordo com a estação de medição do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), os termômetros registraram 13ºC às 8h40 da manhã. O frio é consequência da chegada de uma massa de ar polar, que já havia motivado um alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na segunda-feira, dia 23.
A previsão do tempo em Campinas indica que as temperaturas devem cair ainda mais ao longo desta terça-feira. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a mínima prevista para esta noite é de apenas 8ºC.
Especialistas explicam que, com a neutralidade das condições no Oceano Pacífico — ou seja, sem a atuação dos fenômenos El Niño e La Niña —, os próximos meses devem apresentar episódios de frio intenso e alternância entre períodos úmidos e secos.
Chuva e ventos
A velocidade dos ventos também gerou alertas dos órgãos que acompanham o clima. Ainda segundo dados do Cepagri, a velocidade máxima dos ventos em um período de 24h medido até às 7h desta terça-feira foi de 58 km/h.
Orientações para dias frios
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante este período de frio intenso em Campinas. A recomendação é que os ambientes sejam mantidos bem ventilados e que seja dada prioridade a ingestão de líquidos quentes.
As pessoas também devem fazer uso do soro fisiológico para hidratar olhos e narinas, além de manter-se bem agasalhados, ingerir líquidos quentes e, principalmente, não improvisar para manter ambientes aquecidos.
Assistência Social intensificou ações
Desde a última segunda-feira, 23 de junho, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social intensificou as ações da Operação Inverno 2025 para atender pessoas em situação de rua. Foram ampliadas as vagas em abrigos, o acolhimento e distribuição de cobertores e insumos durante os dias de frio extremo.
Caso o frio persista, há planos para reabrir um espaço na antiga Casa da Cidadania, com capacidade para até 60 pessoas por noite. O Serviço de Abordagem Social (SOS) também intensificará a entrega de cobertores às pessoas que optarem por permanecer nas ruas.
Siga Folha de Valinhos no 


