RMC
Santa Casa de Itatiba é beneficiada por projeto de Eficiência Energética da CPFL Paulista

Com investimento de R$ 1 milhão, a instalação de uma nova usina solar vai reduzir os custos e beneficiar o atendimento aos pacientes
A CPFL Paulista concluiu um projeto de eficiência energética na Santa Casa de Misericórdia de Itatiba. Com aporte superior a R$ 1 milhão, a iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) / CPFL nos Hospitais, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“Com este investimento, buscamos fortalecer a sustentabilidade da Santa Casa de Itatiba na redução de custos operacionais, permitindo que mais recursos sejam direcionados àquilo que é essencial: o cuidado com os pacientes”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL Energia.
O projeto prevê a instalação de uma usina solar fotovoltaica com capacidade de 212 kWp, que pode gerar economia estimada de 330 MWh/ano – volume equivalente ao consumo mensal de 139 residências. A medida também evitará a emissão de 18 toneladas de CO₂ por ano, o que corresponde ao plantio de aproximadamente 108 árvores.
A Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, com 126 anos de história, atende a população 24 horas por dia. A instituição conta com 22 especialidades médicas, realiza cerca de 16 mil atendimentos, 750 internações e 550 cirurgias por mês, consolidando-se como referência em saúde para a cidade e região.
CPFL nos Hospitais
O projeto realizado em Itatiba integra o CPFL nos Hospitais, ação mantida pela CPFL Energia, que já modernizou sistemas elétricos de cerca de 500 unidades de saúde em mais de 300 cidades desde 2019, nas áreas atendidas pelas distribuidoras do grupo.
Reconhecido pela ONU como exemplo de boa prática ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o CPFL nos Hospitais integra indicadores ambientais, sociais e econômicos, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento das comunidades atendidas.
Programa de Eficiência Energética (PEE) – ANEEL
Todas as ações são viabilizadas pelo PEE, que transforma recursos regulatórios em projetos de alto impacto social e ambiental. Aberto a empresas de energia elétrica e de conservação de energia (ESCOS), o programa seleciona propostas com base em critérios de eficácia e impacto, incentivando o uso racional da energia e a redução de custos, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade do setor elétrico.
Sobre a CPFL Energia
Com 112 anos de atuação, a CPFL Energia é um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, com presença nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Atende cerca de 10,7 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, sendo a maior distribuidora do país em volume de energia fornecida, com mais de 13% de participação no mercado nacional.
Na geração, possui 4.226 MW de capacidade instalada, 100% proveniente de fontes renováveis. A companhia opera ainda 6.400 km de linhas de transmissão e 88 subestações. Por meio da CPFL Soluções, oferece soluções integradas em energia, como comercialização, gestão, eficiência, infraestrutura e geração distribuída.
Com ações listadas no Novo Mercado da B3, a CPFL também se destaca por seus investimentos sociais nas áreas de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL. Desde 2017, faz parte da State Grid, maior empresa de energia elétrica do mundo.


