Saúde
Como a alimentação personalizada ajuda a reduzir riscos cardiovasculares

*Crédito foto: Freepik
Nutricionista garante que não é “a melhor dieta” e sim “a melhor adaptação para o paciente”; A prevenção é mais efetiva quando dieta, comportamento alimentar e estilo de vida são combinados; Estudos recentes demonstram que três dietas anti-inflamatórias específicas têm efeitos comprovados na redução do risco cardiovascular
Setembro é o mês da prevenção e conscientização das doenças cardiovasculares, e o dia 29 é celebrado como o Dia Mundial do Coração. Neste período, a nutricionista clínica e hospitalar, especialista em doenças crônicas da Prime Care Medical Complex, Lauren Nassur, reforça que a proteção do coração vai além de exames e medicamentos: ela começa no comportamento alimentar, na dieta e no estilo de vida.
Estudos recentes demonstram que as dietas anti-inflamatórias: Mediterrânea, DASH e Plant-Based têm efeitos comprovados na redução do risco cardiovascular. “No entanto, a chave para a prevenção eficaz está na personalização: adaptar a dieta ao perfil, preferências e condições clínicas de cada paciente”, comenta Lauren.
Dietas podem proteger o coração? Sim. Estudos associam a adesão à dieta mediterrânea com redução do risco cardiovascular devido aos seus efeitos benéficos no metabolismo lipídico, inflamação e saúde vascular. Já outra pesquisa* indica que a adesão à dieta DASH está associada à redução de 17% na mortalidade por todas as causas e cardiovasculares em adultos com mais de 60 anos. E segundo estudo da American Journal of Preventive Cardiology (2024)**, padrões alimentares vegetarianos, incluindo veganos, estão associados à redução do risco de doenças cardiovasculares.
Fatores de risco – Um fator de risco importante para a saúde cardiovascular é a inflamação crônica de baixo grau, conhecida como “inflammaging”. Por isso, a alimentação personalizada desempenha um papel crucial na modulação dessa inflamação. “Alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como peixes ricos em ômega-3, oleaginosas, azeite de oliva, frutas vermelhas e vegetais verde-escuros, podem ajudar a reduzir a inflamação e proteger o coração”, diz.
A prevenção eficaz das doenças cardíacas não se trata apenas de seguir uma dieta ideal, mas sim de adaptar a alimentação ao perfil individual de cada pessoa, considerando fatores como idade, histórico familiar, comorbidades, rotina e preferências alimentares. “Essa abordagem personalizada permite que cada paciente potencialize os benefícios para o coração, promovendo longevidade cardiovascular, ou seja, para viver com mais qualidade, mantendo o coração mais saudável ao longo dos anos”, finaliza.
Pequenas mudanças na dieta e no estilo de vida podem ter um grande impacto na saúde cardiovascular. Substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas, aumentar o consumo de fibras e reduzir o sal são exemplos de pequenos ajustes que podem reduzir o risco de doenças cardíacas.
*https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10080575/
**https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666667724002368
Sobre a especialista – Lauren Nassur
Nutricionista clínica e hospitalar, formada pelo Centro Universitário São Camilo e pelo Centro Universitário FMU.
Pós-graduada em Nutrição Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em Doenças Crônicas, especialmente no cuidado da saúde de todas as fases da mulher, no pré e no pós-operatório de cirurgias.
Sobre a Prime Care Medical Complex
Com sede em São Paulo, a Prime Care Medical Complex foi criada em 2015 por dois médicos da Faculdade de Medicina da USP. O resultado foi um espaço acolhedor e colaborativo onde os pacientes podem encontrar mais de 20 especialistas atualizados e capacitados. A proposta da Prime Care Medical Complex é oferecer aos pacientes e familiares a melhor experiência nos cuidados à saúde. A excelência assistencial, a humanização e a empatia são seus pilares estratégicos. A equipe que faz parte da Clínica abrange especialidades que vão desde Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Urologia até Nutrição e Fisioterapia. Para outras informações, acesse https://www.primecare.med.br/ ou @primecareclinica.


