Valinhos
Com o fim da ‘janela partidária’, mais de 70% dos vereadores trocam de partido

Mudanças mudam a composição do Plenário da Câmara, que agora passa a ter vereadores do PL, PSB, PRD e DC
Dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Valinhos eleitos em 2020, 12 deles (70,5%) aproveitaram o período da ‘janela partidária’ (quando a mudança de partido é permitida, sem o risco de perder o mandato) encerrada no último dia 6 de abril, para trocar de partido. Apenas cinco (29,41%) permaneceram no partido pelos quais foram eleitos.
Essa movimentação político/partidária é a maior já registrada no Legislativo valinhense, superando a que ocorreu no ano de 2020, quando 9 vereadores (53%) trocaram de partido.
As mudanças partidárias também provocaram mudança na formação das forças partidárias no plenário da Câmara. O União Brasil, que tinha a maior bancada, foi o que mais perdeu espaço, minguou e agora conta com apenas uma representante, a vereadora Simone Bellini, que deixou o Republicanos. O PTB que tinha dois representantes – Edinho Garcia, agora PRD e Henrique Conti, agora Republicanos, perde os dois. O PTB, até esta quarta-feira, dia 10, não constava na lista dos partidos em dia com a Justiça Eleitoral para disputara as eleições do dia 6 de outubro, conforme consulta realizada pela Folha de Valinhos no portal do Tribunal Superior Eleitoral.
O PSD, partido da prefeita Capitã Lucimara, mantém dois vereadores, Thiago Samasso que foi eleito pelo partido e Veiga, que deixou o União e se filiou ao PSD. O PSDB passa a ter dois, Mayr e Mônica Morandi; o Republicanos, também dois – Fabio Damasceno e Henrique Conti, que deixa o PTB; MDB, mantém dois, o vereador Gabriel Bueno que se manteve no partido e que agora também conta com o presidente da Câmara, Toloi;
Já o PL, que não tinha representação na Câmara, agora passa a contar com doios, Franklin e André Amaral. Outro partido que passa a ter representatividade na Câmara é o Partido Renovação Democrática – PRD – que terá como representantes os vereadores Japa, que deixa o PRTB e Edinho Garcia que deixa o PTB.
O vereador Tunico, deixa o União para se filiar ao Democracia Cristã, DC, que também passa a ter representatividade no legislativo valinhense. O vereador Alécio Cau, ex-PDT, agora é PSB, que também passa a ter representante na Câmara; Cesa Rocha se manteve no PODEMOS e o professor Marcelo Yoshida no PT.
Confira abaixo a dança das cadeiras na Câmara Municipal:
VEREADOR PARTIDO QUE O ELEGEU NOVO PARTIDO
Alécio Cau PDT PSB
Alexandre Japa PRTB PRD
André Amaral PSD PL
César Rocha PODEMOS PODEMOS*
Edinho Garcia PTB PRD
Fábio Damasceno REPUBLICANOS REPUBLICANOS*
Franklin PSDB PL
Gabriel Bueno MDB MDB*
Henrique Conti PTB REPUBLICANOS
Luiz Mayr Neto PODEMOS PSDB
Mônica Morandi MDB PSDB
Prof. Marcelo Yoshida PT PT*
Rodrigo Toloi União Brasil MDB
Simone Bellini REPUBLICANOS UNIÃO BRASIL
Thiago Samasso PSD PSD*
Tunico União Brasil DC
Veiga União Brasil PSD
*Vereadores que não trocaram de partido


