Valinhos
Clube de Mães de Valinhos recebe Medalha Sarah Kubitschek em cerimônia emocionante

Entidade, com mais de 50 anos de história, é homenageada na Câmara Municipal pelo trabalho em prol das mulheres valinhenses
Em cerimônia solene realizada na noite desta quarta-feira, dia 12, no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Municipal a Associação dos Clubes de Mães de Valinhos – entidade que agrega todos Clubes de Mães do município – recebeu a Medalha Sarah Kubitschek, dentro das comemorações da Semana da Mulher e do Dia Internacional da Mulher.
A cerimônia foi presidida pelo vereador israel Scupenaro (PL) e contou com a presença do prefeito Franklin (PL) e sua esposa Carina; do vice prefeito Mayr e sua esposa Vera; dos vereador Vagner Alves(Republicanos) e Rafa Marques (PL), também participaram da solenidade a Secretária da Mulher e da Família, Dalva Beto; a advogada Dra. Alexsandra dos Santos Parra, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da presidente da Associação dos Clubes de Mães, Patrícia Rodrigues.
O Clube de Mães de Valinhos nasceu em 1971, na gestão do ex-prefeito Luís Bissoto e da Assistente Social , Rosa Berton Federicci, que esteve presente na cerimônia. Durante a cerimônia foi exibido um vídeo contando a história do Cluble desde sua fundação.
A escolha do Clube de Mães para recebe a Medalha Sarah Kubistcheck partiu do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Para o Conselho a indicação do Clube de Mães para receber a medalha, foi uma forma de reconhecer uma iniciativa que aconteceu num tempo em que a luta pelos direitos da mulher ainda engatinhava no Brasil”, disse Alexsandra.
Para a presidente da Associação dos Clubes de Mães, que fez questão que a vice-presidente da entidade recebesse com ela a Medalha, o reconhecimento é fruto do trabalho de centenas de mulheres que ao longo das ultimas décadas construíram a identidade do Clube. “Somos a primeira organização a recebe a Medalha em nosso município e isso reflete a importância do nosso trabalho”, disse Patrícia.
Para a Secretária Dalva Berto, que quando presidente da Câmara instituiu a Medalha Sarah Kubistchek, o momento era de muita alegria, pois como vereadora sempre acompanhou a trajetória e o trabalho do Clube de Mães. “Esse é um momento importante para todas as mulheres valinhenses, pois é o reconhecimento de uma organização que ao longo décadas acolhe e valoriza a mulher valinhense”, disse. Dalva também fez questão de enfatizar a criação da Secretaria da Família e da Mulher na gestão do prefeito Franklin que, segundo ela, demonstra seu compromisso e sua vontade politica de construir uma verdadeira politica em defesa dos direitos da mulher.
Em seu discurso o prefeito enalteceu o trabalho realizado pelo Clube de Mães, agradeceu a presença de Rosa Berton Federicci, que na gestão do ex-prefeito Luis Bissoto, criou e deu condições dos primeiros clubes de mães acontecerem.
“É uma honra para mim estar participando desta noite memorável e de reconhecimento a uma organização que antes mesmo do Dia Internacional da Mulher ter sido criado, já atuava em nossa cidade para estimular as mulheres no empreendedorismo, aos cuidados básicos com a saúde. É uma trajetória de muitas luta e de muitas conquistas também “, disse Franklin.
O presidente da Câmara, fez questão nde pontuar um pouco da história sobre os direitos da mulher e disse estar feliz em poder também presidir uma sessão solene para entrega de tão distinta honraria. “Conheço muito bem os Clubes de Mães de Valinhos e sei da sua importância e de seu impacto positivo na nossa comunidade”, destacou.
A cerimônia também contou com a presença do Chefe do Gabinete do Prefeito, Emílio Ramalho, dos secretários André Melchert (Administração), Luciana Pagnota (Saúde), André Reis (Verde e Agricultura), Fabricio Bizarri (Cultura e Turismo).


