Valinhos
Ciclone extratropical atinge SP com rajadas acima de 100 km/h

Defesa Civil emite alerta máximo para Valinhos e região de Campinas sobre chuvas intensas e ventos perigosos; cidade está em prontidão após estragos no Sul do país
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta máximo na noite desta sexta-feira (7), via sistema Cell Broadcast, sobre a chegada iminente de um ciclone extratropical que atingirá a faixa leste paulista, incluindo a região de Campinas e Valinhos. O sistema deve afetar a Região Metropolitana de São Paulo já no início da madrugada e durante todo este sábado (8), com potencial para chuvas intensas e fortes vendavais que podem ultrapassar os 100 km/h.
O fenômeno já causou sérios estragos e tragédias no Sul do país. O ciclone é associado a um tornado que deixou um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, e vendavais em Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.
A Major PM Michele César, diretora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de SP, confirmou que o ciclone pode provocar rajadas de vento perigosas, além de queda de granizo e microexplosões (downbursts) pontuais. “O ciclone extratropical já passou pelo Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e atua neste momento no Paraná, causando grandes estragos, por isso é preciso que estejamos preparados e sigamos os alertas da Defesa Civil”, disse.
Valinhos em Estado de Alerta
Em Valinhos, a Defesa Civil municipal também entrou em estado de alerta. Até o início da manhã deste sábado, a cidade não havia registrado nenhuma ocorrência, mas a previsão indica atenção máxima para toda a Região Metropolitana de Campinas, onde são esperados ventos de 100 km/h. Para efeito de comparação, ventos a partir de 70 km/h já são suficientes para provocar quedas de árvores e destelhar casas.
Para garantir a pronta resposta, o Gabinete de Crise Estadual está mobilizado, reunindo instituições como o Corpo de Bombeiros, Fundo Social e concessionárias de energia.
Recomendações de Segurança à População
A Defesa Civil reforça as medidas preventivas para a população de Valinhos:
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores, dado o alto risco de queda.
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais que possam ser arremessados pelo vento.
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com a água.
- Nunca atravesse áreas alagadas.
- Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
- Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.


