Valinhos

Chuva de 60mm em uma hora causa alagamentos em Valinhos

Operação Verão: Temporal eleva volume de água de uma semana em 60 minutos e atinge pontos históricos de alagamento; Defesa Civil e equipes da Prefeitura agem rapidamente e mantêm monitoramento, com previsão de tempo instável para domingo

Valinhos registrou uma tarde de sábado (13) sob forte impacto das chuvas, com um volume de 60 mm de água em cerca de uma hora — volume que, em condições normais, seria esperado para aproximadamente uma semana. Graças à rápida mobilização da Operação Verão, as equipes municipais conseguiram dar uma resposta efetiva aos transtornos causados, que se concentraram em áreas historicamente afetadas, mas sem ocorrências graves.

A Alameda Carlos de Carvalho Viera Braga, que dá acesso ao bairro Chácaras Alpinas, a secretaria de Obras foi acionada para enviar uma máquina para abrir acesso aos moradores.

Pontos Atingidos e Resposta Integrada

A intensidade do temporal provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, incluindo:

  • Avenida Invernada, no entroncamento com a Avenida 11 de Agosto;

  • Avenida do Estado, nas proximidades do antigo Caetano, na Vila Santana;

  • Rua Fernando Leite Ferraz, na região do Colégio Etapa;

  • Estrada do Roncáglia, em direção ao Jardim São Luís;

  • Avenida Paulista com a Rua 13 de Maio;

  • Avenida dos Esportes, em frente à Rodoviária.

Em todos os locais, o nível da água baixou rapidamente, e o trânsito voltou a fluir normalmente. O Córrego Invernada e o Ribeirão Pinheiros apresentaram elevação, mas não chegaram a transbordar.

As equipes da Defesa Civil, Obras, Serviços Públicos, Mobilidade e Desenvolvimento Social atuaram de forma integrada, mantendo o monitoramento e adotando as medidas necessárias para a segurança da população. A equipe de infraestrutura, inclusive, já está a caminho da região do Alpinas com máquinas, onde a intensidade da chuva gerou impactos localizados em bairros com vias não pavimentadas.

A Secretaria de Assistência Social montou equipes de plantão para todos os finais de semana até março, reforçando a prontidão para dar suporte imediato a qualquer necessidade da população.

Previsão e Orientações

O tempo permanecerá instável nas próximas horas, com chuvas mais significativas, que podem vir acompanhadas de raios e ventos, especialmente sobre o leste paulista, devido à atuação de um cavado meteorológico.

A Defesa Civil de Valinhos orienta que ocorrências sejam comunicadas pelos telefones 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Civil Municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

COMPARTILHE NAS REDES