Valinhos

Cemitério terá missas em três horários neste domingo, dia 2

Capela da Ressurreição terá celebrações às 7h, 12h e 15h; Zoonoses orienta visitantes sobre cuidados com vasos e celofane

O Cemitério Municipal São João Batista, em Valinhos, estará aberto neste domingo, 2 de novembro, Dia de Finados, das 7h às 18h.

A Capela da Ressurreição sediará três missas ao longo do dia: às 7h, com o padre Maurício Inácio da Silva; às 12h, com o padre Antônio Isao Yamamoto; e às 15h, com o padre Paulo Roberto Emiliano. Ministros de paróquias da cidade, identificados com coletes vermelhos, estarão disponíveis para orações e bênçãos nos jazigos.

A Prefeitura realizou nesta sexta-feira, dia 31, serviços de limpeza, varrição e roçada para melhor acolher os visitantes durante as homenagens.

Cemitério Parque das Acácias

No Cemitério Parque das Acácias, na divisa de Valinhos com Campinas, também foi preparado um esquema especial para receber os visitantes. A administração do cemitério também programou música para o clima de homenagens com o Quartetos de Cordas, compostos por dois violinos, uma viola e um violoncelo, acolherá os visitantes ao longo de todo o dia. As apresentações, sob direção musical do violinista Ernani Teixeira.

Na Capela do cemitério estão programadas três missas, uma as 7h, que será celebrada pelo padre Carlos Roberto Marassato de Moraes da Paróquia Santa Luzia; às 14h pelo padre José Siqueira Barbosa da Paróquia São João Batista e as 16h00 – com o Cônego Cláudio Zaccaria Menegazzi, da Paróquia Santo Cura d’Ars.

Ação Preventiva

Paralelamente, a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) promove uma ação preventiva no cemitério para conscientizar os visitantes sobre os riscos do uso de papel celofane e pratinhos sob vasos de flores. Esses materiais acumulam água, tornando-se criadouros do mosquito da dengue e abrigos para animais peçonhentos, como escorpiões.

A coordenadora da DVZ, Lúcia Helena Feltrin, reforça que pequenas atitudes ajudam a proteger a saúde coletiva.

“É uma medida simples, mas que reduz a proliferação de mosquitos e acidentes com escorpiões. Sobre o jazigo deve ficar apenas o vaso, sem papel celofane ou recipientes que possam acumular água”, orienta.

Durante o fim de semana, o cemitério contará com sinalização educativa sobre os cuidados. Dúvidas sobre o mosquito da dengue e animais peçonhentos podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Divisão de Vigilância em Zoonoses: (19) 3829-1252.

COMPARTILHE NAS REDES